51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

6 dicas para você fazer o isolamento acústico e térmico em um ambiente

isolamento acustico porto alegre

As técnicas de isolamento acústico e isolamento térmico são valiosas para reduzir ruídos e controlar a temperatura de um ambiente. Antes de colocá-las em prática é importante elaborar um projeto que especifique os produtos e materiais adequados a cada objetivo.

Quer entender o passo a passo? Então acompanhe as nossas 6 dicas para fazer o isolamento térmico e acústico corretamente!

1. Entenda a prioridade do cliente

A maioria dos profissionais aproveita para tratar do isolamento térmico e acústico em um único projeto. Sabendo disso, é importante que você converse com o cliente para definir qual técnica será priorizada no ambiente a ser trabalhado.

Com base na prioridade do projeto, é possível escolher o material que atingirá os níveis adequados de conforto térmico e acústico. Para chegar a essa etapa, é preciso que o arquiteto analise o ambiente e especifique os níveis térmicos e acústicos desejados.

Esse cuidado com a definição de prioridades e com as especificações também é importante para orientar a aquisição dos produtos. Assim, fornecedores de materiais de isolamento poderão indicar o melhor material para cada situação apresentada.

2. Considere a fase do projeto

Nas construções convencionais ou a seco, a orientação é sempre trabalhar o isolamento térmico e acústico ainda na fase inicial do projeto. Desse modo, os materiais podem ser instalados ou aplicados no mesmo momento da execução da obra.

A instalação de materiais de isolamento é mais trabalhosa nas edificações prontas porque demanda reformas para abertura de paredes e outros elementos construtivos. E é justamente para evitar esse retrabalho que muitos profissionais indicam o tratamento acústico e térmico antes da finalização de um ambiente.

Nos sistemas Drywall e Steel Frame a parede se estrutura como um sanduíche: placas de gesso são colocadas por dentro de uma estrutura de aço revestida por placas externas. A vantagem desse modelo construtivo é que a parede não fica condicionada ao material usado, o que permite alterar o tipo de isolamento em caso de necessidade.

3. Conheça os principais materiais de isolamento acústico e isolamento térmico

Existem diversas produtoras que fornecem materiais para isolamento térmico e acústico. Com tanta variedade disponível, é essencial manter o foco nas necessidades do cliente e nas especificações do projeto para fazer a escolha certa.

Para os ambientes que exigem isolamento térmico e acústico, são três os tipos de lãs mais indicados: lã de PET, lã de rocha e lã de vidro. A lã de PET é a que possui o menor custo, mas seu desempenho não é tão bom quanto o das demais.

Outra diferença entre as lãs está na forma de apresentação: enquanto a lã de rocha é comercializada em placas de 1,20 m x 40 cm, a lã de vidro e a lã PET são comercializadas em rolos que permitem o corte em diferentes tamanhos.

Veja abaixo as características de cada produto:

3.1. Lã de PET

isolamento acustico la de pet drywallTrata-se de uma manta termofixada que garante o tratamento térmico e acústico do ambiente sem agredir a natureza.

A lã PET é um material ecologicamente correto, reciclável, incombustível, inodoro e não alérgico.

O isolamento de lã de PET se adapta a qualquer tipo de ambiente e não oferece riscos à saúde das pessoas.

Com boa resistência contra a umidade, o produto não sofre deformação e ainda previne a formação de fungos e a proliferação de micro-organismos.

3.2. Lã de rocha

isolamento acustico com la de rocha em paineis A lã de rocha é um material incombustível que pode ser fabricado em diferentes formatos e apresentar diferentes dimensões.

A lã de rocha não adere à água e poeira e nem absorve a umidade do ambiente.

Essa característica previne a deterioração do material e o aparecimento de mofo.

Além de garantir alta absorção de sons, esse tipo de isolamento também tem baixa condutividade térmica que resulta em ótima economia de energia.

3.3. Lã de vidro

isolamento acustico com lã de vidro isoverEmbora seja mais indicada para isolamento térmico, a lã de vidro também apresenta bom desempenho no tratamento de ruídos.

O produto pode ser encontrado em rolos e painéis com diferentes espessuras e densidades.

O isolamento com lã de vidro é leve, incombustível e fácil de manusear.

O material não pode ser destruído pela ação de roedores e, portanto, não apodrece e nem deteriora.

Assim como as outras lãs citadas, a lã de vidro não favorece a proliferação de fungos e bactérias e por isso não perde sua capacidade isolante com o passar do tempo.

Veja abaixo outros produtos que podem ser usados para garantir o isolamento térmico e acústico de ambientes:

  • isolamento Decorsound;
  • isolamento Isosound;
  • isolamento Facefelt;
  • isolamento Rollisol;
  • isolamento Sonex espuma acústica.

4. Conheça as ferramentas usadas na instalação

O cuidado com o manuseio de produtos é fundamental para preservar a saúde dos funcionários responsáveis pelo serviço.

A luva de proteção está na lista das ferramentas utilizadas durante a instalação da maioria dos isolamentos térmicos e acústicos.

Independentemente do material escolhido, vale sempre verificar as orientações do fabricante para executar o trabalho com total segurança.

A lã de rocha, por exemplo, é um produto que solta fluídos no ambiente e que por isso demanda o uso de máscara e EPIs específicos.

5. Verifique os procedimentos após a instalação

Os materiais usados no isolamento térmico e isolamento acústico de ambientes são bastante duráveis. As lãs de PET, de vidro e de rocha, por exemplo, são produtos minerais e inorgânicos que não deterioram com o passar do tempo.

Quando aplicados em estruturas de construção a seco, os materiais de isolamento podem durar ainda mais. Só o sistema Steel Frame já tem uma garantia de 20 anos que permite um longo período sem necessidade de manutenção.

6. Acompanhe as tendências em materiais de construção

O setor da construção civil sempre se beneficia com o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais. Nesse processo, os produtos usados para isolamento térmico e acústico também são renovados e melhorados para oferecer o máximo de desempenho.

Se você faz parte do grupo de profissionais da arquitetura e engenharia, não pode deixar de acompanhar cada lançamento e novidade da área. Com esse cuidado, terá sempre em mãos os melhores recursos para controlar os ruídos e as mudanças de temperatura.

Por fim, vale lembrar que boas soluções de isolamento térmico e isolamento acústico vão garantir o conforto que é essencial para o aumento da produtividade em ambientes.

Isolamento Acústico: uma nova tendência

Novas tendências surgem no mercado a cada ano. Uma forte tendência que parece que entrará com força na construção civil é o Spray Foam. Confira o vídeo abaixo do sistema:

Quer saber mais sobre o tema? Confira outros conteúdos no blog e entre em contato para conhecer nossa linha de produtos!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!