Arquitetura acústica: como aplicar material de isolamento acústico

Seja em uma casa, dentro de um apartamento ou mesmo em um ambiente de trabalho, ninguém gosta de barulho em excesso.

É muito desagradável ter de conviver com a entrada de conversas alheias, música e outros ruídos vindos de outro cômodo.

Por isso que a implementação de um sistema de isolamento acústico é tão bem vindo nos ambientes mais diversos.

Mas, como fazer tratamento acústico de modo a proteger o ambiente de barulhos externos? Isso irá depender de sua necessidade, exigindo diferentes aplicações de material para isolamento acústico.

Neste artigo, daremos algumas dicas!

Material de isolamento acústico para casa

A escolha do material de isolamento acústico que irá ser aplicada no seu lar deve ser feita de acordo com a intensidade do ruído que você quer eliminar e também com suas preferências estéticas.

Por um lado, dificilmente os ruídos que você pretende evitar se comparam aos de uma casa noturna, ou seja, a aplicação de isolamento deve ser mais amena.

Por outro, o senso estético é importante em painéis que serão aplicados em nosso lar.  Caso você não queria realizar a vedação interna, ou seja, dentro de paredes, com espuma de vidro, de rocha ou outros materiais, deverá optar por opções que casem com o ambiente.

Para isso, materiais como os painéis Decorsound garantem o tratamento acústico necessário aliado a um visual agradável que se soma ao ambiente.

Qual o material de isolamento acústico para apartamentos?

É muito chato ter de ouvir conversas alheias dentro de nosso lar. Sejam elas vindas de outro cômodo ou mesmo de um vizinho, como ocorre muito em apartamentos.

Sendo assim, um tratamento acústico adequado é questão de qualidade de vida no lugar onde descansamos. Nestes ambientes, o preenchimento interno de vãos com materiais como a lã de vidro Wallfelt 4+, que elimina a entrada de ruídos vizinhos, garantindo conforto.

Evidentemente, apartamentos exigem cuidados especiais. Verdadeiros aglomerados de pessoas, nestas edificações o ruído acaba vindo tanto de cima quanto de baixo.

Logo, além de eliminar ruídos entre cômodos, que passam pelas paredes, você também precisará realizar o isolamento de teto e/ou piso. Para o chão, o ideal é a instalação de piso vinílico, que além de ser acústico é composto por  diversas coleções para todos os gostos.

Materiais de tratamento acústico em escritórios e ambientes de trabalho

A realização de um isolamento acústico para ambientes de trabalho cumpre funções distintas aos tópicos citados até aqui, por isso, demanda um tratamento diferenciado.

Isso porque, além de isolar ambientes de concentração, como escritórios pessoais, salas e departamentos, o material de tratamento acústico aplicado deve evitar a propagação do som, evitando mal estar, seja em uma conversa entre colaboradores, em uma reunião, ou mesmo em sala de aula.

Nesse sentido, os painéis Sonare são uma formidável solução para revestimento de paredes, pois melhoram a inteligibilidade do som reduzindo a sensação de eco no ambiente. Produzidos a base de lã de vidro, os painéis possuem um visual agradável para casar com o ambiente corporativo.

Mais dicas

O isolamento de frestas em janelas – com o uso de cortinas acústicas, se for demandado -, assim como a aplicação de painéis acústicos nas portas, podem reduzir drasticamente a entrada de ruídos, seja entre cômodos ou de fora para dentro, aumentando a sensação de segurança e aconchego.

E então, gostou do artigo? Entre em contato conosco!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!