Quais são os cuidados essenciais para preservar carpetes residenciais?

bebê deitado no carpete

Os carpetes residenciais oferecem conforto e segurança em residências, no entanto, ainda são taxados como coberturas de difícil conservação. Pensando nisso, criamos um artigo que demonstra que o cuidado de carpetes não é uma tarefa difícil, através de diferentes dicas para a sua preservação.

Siga a leitura e confira todas as informações que a Equipe Sul Módulos reuniu para você!

Quais são as vantagens dos carpetes residenciais?

Nosso lar é onde desejamos encontrar paz, conforto e segurança. Dessa forma, costumamos recorrer a recursos decorativos para customização de espaços, configurando os locais de acordo com as nossas preferências.

A utilização de carpetes ao invés de pisos cerâmicos é uma opção para aqueles que desejam obter maior conforto em seus lares, já que o material é convidativo e oferece conforto térmico.

Além disso, o carpete é uma opção para zonas residenciais pois ele é a prova de barulhos, absorvendo o impacto de sapatos, por exemplo. Ele também é “anti-tombos”, já que suas diversas cerdas não o tornam escorregadio e deixam possíveis quedas muito menos perigosas.

Como fazer os carpetes residenciais durarem mais?

Por mais que o carpete ofereça diversos benefícios para utilização em residências, ele ainda é taxado como um piso de difícil higienização. Para desmistificar esse pensamento, separamos algumas dicas que irão lhe auxiliar na conservação do carpete.

1) Aspire com frequência

O aspirador é o melhor amigo de um carpete bem conservado. O aspirador consegue eliminar a sujeira superficial com eficiência e, além disso, os aspiradores com filtro de água são ainda melhores, já que as partículas de sujeiras e outros resíduos “grudam” na água e não caem novamente no carpete durante a aspiração.

Se o local onde o carpete foi instalado tiver muita circulação de pessoas ou caso você tenha animais de estimação, aspire-o todos os dias. Outras partes podem ser aspiradas 1 vez por semana.

2) Cuidado na remoção de manchas

Quando nos deparamos com uma mancha, nossa atitude imediata é tentar esfregar para removê-la. No entanto, fazer isso em um carpete pode agravar (e muito) a situação. Caso ocorra algum acidente em seu carpete, utilize um pano limpo para absorver a substância assim que ela cair. Se a mancha for antiga, utilize um pano limpo, água morna e detergente neutro, massageando o local para amenizar a aparência.

3) Máquinas para limpar carpete

Se você deseja realizar uma limpeza mais profunda, removendo manchas e odores mais difíceis, as máquinas de limpar carpete podem ser a opção ideal para a sua demanda. No Brasil, diversas empresas trabalham com o aluguel dessas máquinas, que usam água quente e um limpador químico, deixando as fibras do carpete impecáveis. Se você não quiser realizar o trabalho por conta própria, pode também contratar profissionais, que virão até a sua casa e realizarão o serviço.

Então, gostou do artigo? Compartilhe as dicas com seus amigos que possuem carpete em casa! E, se você precisar de auxílio com a compra, manutenção e instalação de carpetes, entre em contato com a Equipe Sul Módulos.

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!