51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Como colocar drywall no teto ou fazer reforces? Confira!

mulher engenheira obra

Como colocar drywall no teto é uma dúvida comum entre consumidores e profissionais envolvidos com projetos que utilizam o sistema na estrutura superior interna de casas, residências ou prédios comerciais.

Será que projetos do gênero possuem uma boa capacidade para o suporte de pesos? Os projetos precisam ser conduzidos por profissionais? Como é realizada a instalação?

Para esclarecer as suas dúvidas, continua e leitura!

Como colocar drywall no teto e garantir eficiência no suporte de objetos

O acabamento na estrutura superior interna de um projeto é uma das principais aplicações dos sistemas de forro em drywall (chapa de gesso acartonado). O drywall no teto atende exigências de desempenho acústico, oculta redes e dutos e pode ser instalado em diferentes edificações, já que é fornecido em configurações variadas.

Por ter a leveza como uma de suas características principais, os perfis de drywall são aparentemente frágeis. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o drywall pode suportar pesos elevados.

De acordo com o portal AECWeb, a fixação dependerá do peso, sendo que existem procedimentos diversos para objetos mais leves ou mais pesados.

O procedimento para fixar objetos leves é utilizar bucha rosqueável, de plástico ou zamac, parecida com um grande parafuso, com cerca de 3 cm de comprimento. Ela é específica para drywall e muito fácil de aplicar, dispensando furadeira.

Já elementos pesados necessitam de maior reforço. A indicação, nesses casos, é a bucha basculante, que, depois de penetrar no material e girar, fica presa atrás da chapa. Essa bucha aguenta até 10 kg por ponto, ou 20 kg quando se trata de dupla chapa de drywall.

Outra opção é fixar diretamente nos perfis metálicos da estrutura da parede, que têm a vantagem de suportar até 40 kg por ponto. Para introduzir a bucha basculante no metal, é preciso utilizar a furadeira com broca de meia polegada. Já para identificar na parede pronta onde estão os perfis, os profissionais utilizam um aparelho localizador de montante metálico.

Afinal, como colocar drywall no teto?

Como demonstrado no artigo, o drywall aplicado em forros oferece diversos benefícios aos seus usuários. No entanto, para que a instalação seja realmente efetiva, é essencial que o processo seja realizado por profissionais.

A instalação do gesso acartonado é relativamente simples, porém, se divide em diversas etapas, que seguem uma padronização. A instalação dos perfis e placas de gesso é a primeira fase do processo e, logo após, é realizado um acabamento de massa corrida nas juntas das placas. No final, caso existam imperfeições no projeto executado, são realizadas as devidas correções.

Como vimos, a instalação do gesso acartonado é composta de diversos processos, que precisam seguir uma padronização para um resultado positivo. Caso um dos processos não seja realizado em conformidade com as normas técnicas, todo o sistema pode ser comprometido. Por isso, contar com uma empresa especializada na área é essencial para um trabalho com resultados positivos, que não acarretem danos à obra com o passar do tempo.

Então, gostou do artigo? Comente!

 

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!