Como o Drywall Está Crescendo no Mercado Brasileiro

drywall porto alegre

 

            “O mercado de Drywall cresce com taxas de 13% ao ano com o uso de placas de gesso. Esse crescimento acontece principalmente em razão do mercado corporativo”

            Você já deve ter percebido como o Drywall está crescendo no mercado brasileiro, até porque cada vez mais as pessoas estão dando preferência para esse tipo de aplicação.

O método do Drywall é conhecimento como sendo a seco, possui chapas ou gesso acartonado. O fato é que a presença do Drywall está aumentando, principalmente em relação a sua participação em obras voltados para o setor corporativo.

O Drywall está crescendo no mercado brasileiro, mas toda essa tecnologia não começou aqui não. A tecnologia tem origem nos Estados Unidos e é capaz de reduzir significativamente o tempo de duração de uma obra feita em alvenaria, por exemplo.

Quem entender melhor como o Drywall está crescendo no mercado brasileiro? Então continue conferindo esse artigo e acompanhe tudo o que nós desenvolvemos especialmente para você pudesse verificar os fatos reais sobre esse mercado aqui e no exterior. Boa leitura!

A expansão do drywall no mundo

A utilização do drywall nos Estados Unidos e em países da Europa costuma ser bastante difundida e demonstra ser uma tecnologia que conquista diversos adeptos. A aplicação de chapas de drywall em projetos de construção civil substitui as vedações internas tradicionais – paredes, tetos e outros revestimentos – de qualquer tipo de edificação.

Registros apontam que o drywall teve seu surgimento no ano de 1898, quando um estadunidense chamado Augustine Sackett desenvolveu uma chapa de gesso acartonado, muito simples em seu primeiro protótipo, mas que evoluiu ao longo dos anos e revolucionou a construção civil, demonstrando ser uma solução arquitetônica prática e inteligente. Devido à sua resistência ao fogo e à rapidez de montagem, as chapas de drywall foram amplamente difundidas em construções durante a l Guerra Mundial.  

Com o passar dos anos o drywall foi aperfeiçoado e conquistou espaço em projetos de diferentes locais além dos Estados Unidos, com destaque a Austrália, Japão, França, Reino Unido e Alemanha. Segundo a Associação Brasileira de Drywall, o consumo por m² de chapas de drywall nos países mencionados é de 10m² para os Estados Unidos, 6,40m2 para a Austrália, 4,40m2 para o Japão, 3,80m2 para a França, 3,60m2 para o Reino Unido e 2,80m2 para a Alemanha, conforme mostra o quadro abaixo:

consumo_mundial

 

 

 

Consumo histórico anual de chapas para drywall no Brasil (milhões de m2)

Chapas para Drywall – Consumo por região (m– 2004 à 2013)

Atualmente, as chapas para drywall podem ser utilizadas para diferentes fins, como por exemplo a introdução de divisórias, forros, paredes e revestimentos para construções.

A tecnologia está presente na vida de milhares de pessoas e demonstra ser o futuro da construção civil. 

Também está crescendo muito no ramo residencial, que demorou um pouco mais para desenvolver.

Como o Drywall está crescendo no mercado brasileiro: as informações mais interessantes sobre esse assunto

De acordo com a Associação Brasil do Drywall, somente no ano de 2013 o consumo nacional desse produto foi de aproximadamente 50 milhões de metro quadrados. Dá para acreditar nesse número fantástico? A espera é que para esse ano o consumo cresça cada vez mais.

Em relação ao consumo per capita, ainda podemos considerar que seja um número pequeno, apenas de 0,25 metros quadrados por habitante. Se formos comparar com o mercado norte-americano, por exemplo, vamos pode conferir um consumo por pessoa bem interessante: de 10 a 30 metros quadrados.

Ainda com toda essa realidade brasileira, as projeções para o nosso país são bem otimistas, pois a previsão acredita que o crescimento poderá continuar em 13% ao ano ou mais. Essa porcentagem interessante é sustentada principalmente pelo mercado corporativo.

O Drywall está crescendo no mercado brasileiro e isso não é à toa. Somente aqui no nosso pais, existem pelo menos três grandes empresas que fabricam o produto, a alemã Knauf, a Placo do grupo francês Saint Gobain e a Trevo Brasil, a única empresa desse ramo que é 100% brasileira.

Antes de poder contar com essas empresas, o produto precisava ser importado, através de vendas por meios de comerciais.

A rapidez da construção do sistema Drywall colabora para seu crescimento.

drywall montagem

.

Os números do Drywall no Brasil

Todo esse crescimento atualmente do Drywall no Brasil é tão verdadeiro e intenso, que a United States Gypsum (USG), uma empresa americana que foi a grande inventora da placa de gesso e de todo o sistema drywall, já começou com as suas atividades no Brasil.

O diretor da USG, Fábio Din, afirma que a America Latina, de modo geral, faz parte dos planos de expansão dessa empresa, que atualmente já marca presença em mais de 140 países. Acredite se quiser, mas o faturamento anual dessa empresa já consegue chegar em US$ 3 bilhões.

“O Brasil possui um mercado atual muito mais maduro, o que nos anima em investir aqui. Iniciante, a nossa ideia é criar uma rede de distribuidores, com empresas que já estão dentro do mercado de importação do produto.

Nós já vendemos para o Brasil, mas apenas de forma incipiente. O próximo passo é a construção de uma fábrica própria, ainda sem data prevista”, explica o diretor.

Essa foi uma afirmação antes da empresa se estabelecer no Brasil, no final de 2013. Atualmente ela já está muito bem colocada aqui.

Migração de obras para o Drywall

Está existindo uma grande migração das obras de alvenaria, para a construção a seco, o que explica totalmente esse crescimento. Atualmente o maior consumo acontece nas obras corporativos.

O grande desafio de algum tempo atrás, era aumentar a presença do Drywall nas obras residenciais também, algo que já acontece nos dias de hoje.

Entre essas empresas que atuam no Brasil nesse segmento, a Placo Drywall, que faz parte do grupo francês Saint Gobain, investiu pelo menos R$ 125 milhões na sua segunda fábrica de produção de placas.

A empresa brasileira Trevo Drywall que foi fundada em 2009, já consegue produzir mais do que cinco milhões de metros quadrados por ano.

Isso significa um número bem interessante, principalmente se tratando de uma empresa nacional que atual em um tipo de fabricação americana.

O drywall é utilizado em instalações internas de edificações. De acordo com a opinião de alguns especialistas da Associação Brasileira de Drywall, esse tipo de produto gera bem menos resíduos durante a construção, todos são recicláveis. Além disso, é possível que os arquitetos e engenheiros consigam modificar os seus projetos de maneira simples e rápido.

Drywall antes e depois drywall antes e depois porto alegre

.

O crescimento do Drywall no Brasil

Você quer mais motivos que falam você entender como o Drywall está crescendo no mercado brasileiro? Então confira:

  • Grande flexibilidade nos projetos

Principalmente para os empreendimentos residenciais, esse é um fato bem interessante. Por conta da leva e da forma de instalação, as paredes em drywall podem variar a sua posição. Isso facilita completamente a personalização de layout antes da finalização.

Veja no exemplo abaixo as incríveis Sancas Drywall que podem ser elaboradas:

  • Leveza

O forro e as paredes são bem leves. Uma parede de tijolo, por exemplo, tem entre 155 a 165 km/m2. Uma parede de drywall pesa menos do 25 kg/m2.

  • Estabilidade

As paredes de drywall possuem muita estabilidade, o que faz com que seja possível substituir as paredes comuns de alvenaria.

  • Resistência a impactos

O teto, a parede e todo o revestimentos possuem uma alta resistência aos impactos normais do dia-a-dia.

  • Espessura menor

A espessura menor das paredes acaba proporcional uma maior utilização da área útil de cada ambiente.

  • Conforto climático

O gesso é a material prima para a fabricação das chapas em drywall. Isso faz com que as peças atuem como um regulador do clima, mantendo sempre a umidade em equilíbrio.

  • Resistência a umidade

Existem chapas especialmente desenvolvidas para ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço e etc.

  • Conforto acústico

A parede de drywall possui um desempenho acústico maior do que uma parede de tijolo maciço. É realmente incrível a capacidade do drywall.

Por que escolher o sistema?

gesso acartonado construção

A escolha do drywall tem diversos motivos. Algumas construtoras entregam apartamentos inteiros sem paredes internas. Assim, o cliente pode escolher como quer exatamente a planta do imóvel. Escolhe quantos quartas, qual o tamanho da cozinha e até pode deixar sem divisões! Incrível, não?

Outros construtores optam pela rapidez e limpeza do sistema.

Imagina uma parede feita de tijolos. Quanto tempo demora para ser construída? O drywall é extremamente mais rápido e mais limpo.

Também a leveza do sistema é uma escolha frequente entre empresas.

Imagine uma obra com todas as paredes internas com alvenaria. Isso é: tijolos, cimento e ferro. Qual o peso disso tudo?

Agora compare com o aço leve do drywall e as placas de gesso acartonado. Infinitamente menos peso na obra. O que resulta em menos fundações e estrutura do prédio. Ou seja, muito mais economia!

Fornecedoras de drywall de confiança

O drywall é uma tecnologia que cresce cada vez mais entre projetos diversificados de construção civil. Como vimos, as chapas de drywall são utilizadas em diversas partes do mundo e somente no Brasil, no ano de 2013, o consumo do produto atingiu cerca de 50 milhões de metros quadrados.

Por esse motivo, muitas empresas começaram a explorar o nicho mencionado, surgindo assim diversos fornecedores da mercadoria. Porém, devido a expansão mencionada, a tarefa de encontrar fornecedoras de drywall de confiança, que ofereçam produtos de qualidade e que atendam a todos os itens requeridos para um projeto arquitetônico de qualidade nem sempre é  tão simples quanto aparenta.

A Sul Módulos trabalha através da parceria com marcas conceituadas em seu segmento de atuação e, atualmente, é a maior distribuidora Knauf do sul do país.

A multinacional alemã Knauf é líder na produção de drywall, contando com produções fabris em mais de 110 países ao redor do mundo.

A Política de Qualidade implantada pelo grupo Knauf respeita princípios como a atenção permanente às necessidades e expectativas dos clientes, melhoramento contínuo de produtos, processos e serviços e, por fim, cumprimento às normas legais, garantindo assim plena efetividade dos produtos fabricados pela empresa.

Dessa forma, a Sul Módulos proporciona ao seus clientes um fornecimento confiável de chapas de drywall, que atingem de forma plenas os seus objetivos dentro de um projeto arquitetônico.

Agora você já sabe como o Drywall está crescendo no mercado brasileiro e toda a sua real importância!

Veja alguns dos produtos Knauf disponíveis em estoque na Sulmódulos:

Qual o preço do drywall?

Precisa de cotação? Basta preencher os campos abaixo e em breve responderemos!

Assunto: Nome: E-mail: Telefone: Cidade/UF: Mensagem:

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!