51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Como usar acabamento em gesso acartonado nos ambientes

Você sabia que o acabamento em gesso acartonado confere grandes benefícios para ambientes residenciais e corporativos?

No artigo de hoje, trouxemos diferentes aspectos em relação ao material: suas vantagens, desvantagens e processo de instalação.

Siga a leitura!

Acabamento em gesso acartonado: versatilidade para projetos

Por sua versatilidade e praticidade, o gesso acartonado é cada vez mais utilizado em projetos de arquitetura e design de interiores.

Existem três diferentes tipos de paredes em drywall: as Drywall Standard (ST), as Resistentes à Umidade (RU) e as Resistentes ao Fogo (RF).

As paredes confeccionadas em Chapas Drywall Standart (ST) são as mais comuns e mais frequentemente utilizadas em projetos arquitetônicos em geral. Elas são recomendadas para áreas secas e, além de serem utilizadas com a função de paredes, também podem ser aplicadas como forros.

Paredes de drywall instaladas em áreas consideradas úmidas ou molhadas, como banheiros, cozinhas ou lavanderias devem utilizar as chapas de drywall verde do tipo RU.

As placas Resistentes ao Fogo (RF) possuem fibra de vidro em sua composição, o que garante maior resistência ao fogo e ao calor.

Gesso acartonado: vantagens e desvantagens

O gesso acartonado é amplamente utilizado em projetos de arquitetura e decoração. No entanto, sua aplicação não é indicada em todos os casos, visto que em algumas situações outros materiais podem ser utilizados.

Desvantagem #1: resistência à umidade

Nem todos os tipos de gesso acartonado são resistentes a umidade. Alguns deles não são indicados para banheiros e cozinhas, por exemplo. Por isso, se a sua intenção é utilizar o gesso acartonado em ambientes mais úmidos, dê preferência para as Placas Drywall Resistentes à Umidade. Saiba mais clicando aqui.

Desvantagem #2: excesso de peso

Quando instaladas corretamente, as placas de drywall podem suportar até 40 quilos. Ou seja, o usuário pode instalar sobre as placas objetos como armários, televisão, quadros e diversos outros que exijam maior suporte.

No entanto, a instalação de pesos mais elevados não é recomendada. Se você necessita de uma parede mais resistente a pesos, as placas cimentícias pode ser uma boa opção.

Vantagem #1: acabamento

O gesso acartonado é utilizado em locais que necessitam de um acabamento final mais sofisticado, como salas, cozinhas e banheiros.

Vantagem #2: resistência

Entre suas principais características se destacam a proteção contra fungos, resistência à umidade fácil instalação e manutenção.

Vantagem #3: proteção térmica e acústica

Determinados tipos de gesso acartonado oferecem a proteção térmica e acústica necessária para utilização do material em locais próximos ao fogo e também para isolar ambientes que buscam mais silêncio.

Como colocar acabamento em gesso acartonado no teto passo a passo

Se você está construindo ou reformando, é natural querer compreender como ocorre o processo de instalação do gesso acartonado. Vale lembrar que o processo é complexo e precisa ser realizado por profissionais especializados.

De acordo com o portal AECWeb, o primeiro passo é a marcação. O instalar deve determinar o nível do forro nas paredes do ambiente, onde serão colocadas as guias, cantoneiras ou tabicas, com o auxílio da mangueira de nível ou nível a laser. Depois a laje deve ser marcada, assim como  os pontos de fixação dos tirantes, distância de fixação e modulação dos perfis, utilizando-se o cordão de marcação.

Posteriormente, os tirantes devem ser fixados e os suportes niveladores colocados. Em seguida, os perfis devem ser posicionados nas linhas de marcação e fixados com os equipamentos necessários.

Por fim, ocorre a amarração das chapas. As juntas devem ser tratadas com massa e fita e, depois, o acabamento deve utilizar massa para cobrir os parafusos.

Então, gostou do artigo? Comente!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!