51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Conheça o BIM! E seja muito mais eficiente nas suas obras

Building Information Modeling

Novos estudos estão sendo realizados em diversas áreas buscando o aprimoramento dos conhecimentos que já possuímos e a descoberta de novas e melhores maneiras de realizar as atividades do nosso dia a dia.

No setor da construção civil, por exemplo, os pesquisadores estão dedicados a encontrar materiais de alta qualidade e que consigam proporcionar celeridade e maior produtividade ao cronograma das obras.

Podemos dizer que a metodologia Steel Frame e o BIM são excelentes exemplos dos avanços que têm surgido na engenharia civil — essas novas tecnologias certamente vieram para ficar.

Se não sabe do que estamos falando, você está no lugar certo. Continue a leitura deste artigo para conhecer o BIM! e seja muito mais eficiente nas suas obras!

O que é o BIM?

construção em BIM

 

A metodologia BIM (Building Information Modeling ou, em português, Modelagem da Informação da Construção) é uma nova maneira de realizar projetos para as construções, independentemente do seu porte.

Caso você precise de projetos para uma pequena casa, um prédio residencial, um grande prédio comercial ou uma ponte, o BIM será um grande aliado. Diferentemente do modelo 2D, que nos dá a representação planificada das etapas de uma construção, o BIM trabalha com modelos 3D. Esses modelos facilitam a visualização do que será materializado.

Os projetos criados a partir do Building Information Modeling são fundamentais para que a equipe de execução da obra tenha todas as informações e todos os detalhes em mãos. Além disso, o BIM nos dá a possibilidade de melhorar, consideravelmente, etapas como o planejamento e o orçamento de uma obra. Fantástico, não é mesmo?

Não seria melhor usar a modelagem 3D?

A modelagem 3D foi um grande avanço em todo o mundo, principalmente nos projetos de engenharia. A criação volumétrica de objetos e construções é uma forma de esboçar o projeto em questão com tons de realismo.

A metodologia BIM não deve ser vista como uma substituta da modelagem 3D, mas como um bom complemento a ela. O BIM consegue adicionar informações imprescindíveis aos modelos, tornando-os cópias reduzidas dos projetos que serão realizados.

É possível adicionar uma gama preciosa de informações nos desenhos, agregando valor e municiando todos os profissionais. Dessa forma, o orçamento e o planejamento serão mais próximos do real. Assim, a equipe de construção conseguirá antever inúmeros problemas.

A grande diferença do Building Information Modeling para a modelagem 3D é a sua capacidade de compatibilizar projetos. Com o BIM é possível unir, em um único local. O projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, de combate a incêndio e tantos outros que forem necessários.

Assim, todas as interferências serão sanadas antes do início das obras. Como uma tubulação que está passando por uma viga ou um cabo elétrico. Esta está posicionado no mesmo local que o projeto de combate a incêndio.

Portanto, pode-se afirmar que o BIM é uma ferramenta excelente para reduzir a quantidade de problemas nas obras, simplificar a execução de cada uma das etapas e produzir um planejamento mais assertivo. Vale a pena investir!

Quais são as principais vantagens do BIM?

obra em BIM

 

Além dos benefícios já elencados, existem algumas vantagens que merecem ser destacadas. Um projeto realizado em BIM exige a participação de um grande número de pessoas. Os profissionais responsáveis por cada uma das especialidades devem participar integralmente da elaboração do projeto.

Dessa maneira, todos os profissionais terão pleno conhecimento do projeto e poderão ajudar a solucionar os problemas que, porventura, apareçam durante o percurso. Em outras palavras, “duas cabeças pensam melhor do que uma”.

Além de contar com a contribuição de um número maior de envolvidos, não podemos deixar de mencionar que essa nova tecnologia é capaz de fornecer informações extremamente valiosas para o empreendimento.

O detalhamento destrinchado de cada uma das etapas será fundamental para municiar profissionais de planejamento, orçamento, execução e, ainda, para identificar possíveis ameaças e oportunidades no desenvolvimento das atividades.

Por fim, devemos lembrar que o BIM é um sistema integrado e real. Ou seja, qualquer alteração que for realizada será processada em tempo real. Assim, não ocorrerão problemas com projetos obsoletos e informações antigas.

Pode-se dizer, inclusive, que essa metodologia é uma grande aliada no cumprimento do cronograma. No teste de soluções construtivas, na revisão de projetos, na otimização das etapas e, principalmente, na comunicação entre os principais stakeholders do empreendimento.

Como o BIM pode deixar minhas obras mais eficientes?

Você deve estar pensando: “o  BIM é realmente muito bom, mas como ele pode deixar minhas obras mais eficientes?”. Como você deve ter percebido ao longo deste texto, o Building Information Modeling é uma ferramenta que consegue agregar valor aos projetos.

A melhoria na eficiência da obra está na qualidade das informações que serão extraídas dos projetos. Um projeto completo e devidamente detalhado fornecerá uma série de novas informações que os projetos “antigos” não nos possibilitavam ver. Dessa forma, será mais fácil realizar a divisão de cada uma das etapas, bem como o seu planejamento.

Será possível atribuir responsabilidades aos profissionais, delegando funções e evitando que alguns deles fiquem sobrecarregados ou inativos.

Os tomadores de decisão conseguirão antever as principais adversidades que serão encontradas na materialização do projeto — dessa maneira eles conseguirão pensar em soluções eficientes e de baixo custo. A matriz de risco em um projeto terá mais valor do que nunca e será comumente utilizada.

Investir no BIM é o segredo do sucesso?

Sim e não. A tecnologia BIM será uma grande aliada na busca pelo aumento da eficiência nos projetos, mas ela não será a única responsável por isso. Será preciso contar com uma equipe qualificada. Também que saiba extrair dos desenhos as informações corretas para, assim, conquistar o tão desejado sucesso.

Para melhorar ainda mais os resultados é recomendado utilizar outras tecnologias. As construções em Steel Frame, por exemplo, oferecem inúmeras vantagens, se comparadas às construções em alvenaria estrutural.

Preste atenção ao mercado: já existem empresas que realizam projetos em BIM utilizando novos métodos construtivos, como o Steel Frame. Vale a pena conhecer!

Concluindo, é possível afirmar que a aplicação dessa nova tecnologia em suas obras terá como resultado uma comunicação mais eficiente e assertiva entre as partes de um projeto. Isso gerará uma transferência de informações eficaz, gerando um fluxo de trabalho integrado e, por consequência, uma obra mais eficiente.

E aí, gostou do nosso artigo? Está interessado em aumentar a eficiência em suas obras? Então, que tal descobrir como o drywall pode otimizar o tempo da obra? Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais — estamos LinkedIn e no Facebook — e não perca nenhuma de nossas atualizações.

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!