51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Como garantir uma construção sustentável e luxuosa para casas?

construção sustentável e luxuosa

O mercado da construção civil passa por inúmeras transformações. Em um curto intervalo de tempo, alguns conceitos se tornam obsoletos e outros são introduzidos. Por esse motivo, um profissional que quer trabalhar com produtos e tecnologias de qualidade para uma construção sustentável e luxuosa deve acompanhar essas mudanças.

Esse tipo de atividade exige cuidados especiais, a fim de atender o alto padrão de exigência de seus clientes. Atualmente, existem várias técnicas construtivas. Uma delas é o sistema Steel Frame.

Entretanto, alguns profissionais não o conhecem e acabam escolhendo outros materiais que não apresentam um bom desempenho.

Por isso, neste post, você vai aprender um pouco mais sobre o Steel Frame e como ele pode revolucionar a construção sustentável em seu dia a dia de trabalho. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

O que é o Steel Frame

Conhecido como Light Steel Frame (perfis de aço leve), é uma metodologia construtiva seca. Ou seja, não necessita de água para ser executado. Essa simples característica reduz o consumo desse recurso natural e faz com que sua gestão economize e tenha um caráter sustentável.

Ele foi desenvolvido com base nas técnicas utilizadas no wood frame, sistema construtivo que usa madeira em vez de aço.

Por não usar tijolos de alvenaria, o steel frame tem uma composição diferente dos sistemas tradicionais. Confira-a abaixo:

Ele se caracteriza pela utilização de perfis de aço galvanizado na forma de painéis, tesouras e vigas que garantem a estabilidade da estrutura.

Como ele é importante para uma construção luxuosa

Inicialmente utilizado em construções industriais, o Steel Frame vem ganhando cada vez mais espaço na engenharia civil. Por evitar o desperdício de materiais e agilizar os processos construtivos, ele pode ser uma ótima opção para a construção luxuosa.

Algumas pessoas ainda acreditam que uma casa feita por componentes de aço pode ter um aspecto feio e não muito atrativo. Tal ideia está errada e deve ser abolida do senso comum.

Em um mundo cada vez mais sustentável, um engenheiro civil precisa conhecer e adotar novas tecnologias e estratégias que são criadas e desenvolvidas. A arquitetura moderna tem o objetivo de conciliar soluções arrojadas e ousadas com o consumo consciente dos recursos da natureza.

Como a construção luxuosa, a princípio, exige um investimento maior na aquisição de revestimentos e outros materiais, é necessário economizar no processo construtivo. Isso sem que a qualidade da estrutura seja colocada em risco. E isso só é possível com o Steel Frame.

Quais são seus benefícios

A construção luxuosa deve ser realizada para atender os padrões de exigência dos consumidores. Como eles são elevados, um engenheiro civil precisa estar preparado para prestar um serviço de qualidade, sempre levando em consideração o orçamento financeiro e o planejamento de seus clientes.

Na hora de realizar suas obras, fique muito atento às vantagens que seus materiais apresentam. Então, mostramos, agora, os benefícios do steel frame.

Conforto térmico

O aço utilizado na estrutura do Steel Frame é um ótimo condutor de calor. Por isso, você precisa utilizar algum artifício para inibir essa característica e manter o conforto térmico na construção luxuosa.

O isolamento térmico é maneira mais eficaz de evitar essa situação e já é amplamente difundido no mercado. O sistema EIFS é uma das alternativas para a composição externa do Steel Frame, visando a proteção da residência.

Com ele, é possível eliminar as pontes térmicas entre os ambientes internos e externos e criar um ambiente com aspecto estético agradável e termicamente confortável.

Rapidez dos processos

O tempo ainda dita o ritmo das relações em nossa sociedade. E não poderia ser diferente na construção civil. Em um mercado tão competitivo, qualquer deslize ou erro pode colocar em risco a reputação de seu empreendimento. Portanto, você deve prestar muita atenção em sua rotina de trabalho e nos prazos de entrega de sua obra.

Em um canteiro, acontecem várias atividades ao mesmo tempo, não é mesmo? Pois então, você precisa acompanhar todas elas e garantir que tudo aconteça como planejado. O Steel Frame é um sistema fácil e prático de ser executado, desde que seus funcionários estejam preparados e capacitados para tal.

Como os perfis já chegam prontos para serem instalados, você economiza muito tempo em seus processos. Lembre-se também que a execução das instalações também são facilitadas, pois não há a necessidade de quebrar paredes.

Todos as etapas podem ser realizadas antes do fechamento da estrutura, otimizando o tempo em sua gestão e reduzindo ainda mais os resíduos da obra.

Construção Sustentável com Steel Frame

A construção civil é um dos setores de nossa economia que mais desperdiça materiais e recursos. Em meio a esse cenário, é necessário criar e adotar metodologias que combatem esse problema na construção luxuosa.

Como dito anteriormente, o Steel Frame utiliza uma técnica seca. Isso diminui a geração de resíduos, o desperdício de água e os ruídos em excesso. Assim, seu canteiro de obra torna-se mais sustentável e organizado.

Por mais que o Steel Frame pareça frágil, ele apresenta grande resistência contra impactos e ações externos do ambiente. Com paredes mais finas, suas soluções ganham mais espaço para serem utilizados por seus clientes.

Veja um teste de terremoto comparando o sistema com a alvenaria tradicional:

Capacidade de adaptação

Uma das principais características do Steel Frame é a sua versatilidade. Nele podem ser aplicados diversos tipos de revestimentos e acabamentos requintados e luxuosos. Como cada projeto que você executa deve ser baseado nas demandas de seus clientes, o Light Steel Frame permite a criação de soluções criativas e robustas, sem que a qualidade do produto seja afetada.

O engenheiro civil é um dos profissionais mais importantes para o desenvolvimento de nossa sociedade. Com suas técnicas e seus conhecimentos, ele pode criar soluções adequadas às demandas do mercado e ter muito sucesso em sua carreira.

A construção luxuosa é uma área muito exigente e que necessita de projetos arrojados e deslumbrantes. O steel frame é uma opção ecologicamente correta e que permite a criação de um espaço de luxo.

Por ser um processo construtivo rápido e limpo, ele pode apresentar os resultados que seus clientes tanto procuram. Portanto, antes de tomar qualquer atitude, encontre uma empresa especializada no assunto e que utilize produtos de qualidade.

Agora você entendeu os motivos que uma construção sustentável é tão importante, compartilhe com seus amigos!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!