51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Drywall acústico: como o material garante o isolamento do som?

quarto bonito

O drywall acústico é uma alternativa inteligente para aqueles que buscam maior conforto sonoro em determinado local.

Se você deseja compreender como funciona um projeto de isolamento acústico com o drywall, continue a leitura e explore todas as informações!

Conheça o drywall acústico, solução perfeita para o isolamento do som

Como já mencionado em diversos outros artigos publicados em nosso blog, o drywall é um material versátil e moderno, que proporciona aos seus adeptos diversas soluções inteligentes para a construção ou reforma de ambientes.

Atualmente, são diversos os tipos de paredes drywall disponíveis no mercado. Eles possuem características específicas, viabilizando sua usabilidade em diferentes situações.

Entre as diversas usabilidades do drywall, merecem destaque os projetos de isolamento acústico que fazem uso do material. Quando executadas dentro das normas técnicas (NBR 15.7T8), as paredes em drywall possuem melhor isolamento e absorção acústica do que uma parede de alvenaria com função similar.

A utilização do drywall permite obter diferentes graus de isolamento sonoro, que se ajustam de acordo com a necessidade do projeto. Afinal, trata-se de um sistema que pode ser configurado de várias maneiras para atender a diferentes níveis de isolamento acústico.

As configurações variam conforme a escolha da largura dos perfis estruturais de aço galvanizado (48 mm, 70 mm ou 90 mm), a forma de montagem da estrutura (simples, dupla, dupla separada) e o número e os tipos de chapas de gesso para drywall fixadas de cada lado da estrutura.

Segundo o engenheiro Luiz Antonio Martins Filho, gerente-executivo da Associação Brasileira de Drywall, a parede drywall com proteção acústica se constitui por uma chapa de gesso, um “colchão” de ar ou um material que amortece e absorve a maior parte da onda sonora, quebrando a sua intensidade e outra chapa de gesso.

Projeto de isolamento acústico traz mais privacidade

Seja para se proteger de barulhos que surgem de fora de casa ou até mesmo conferir maior privacidade em determinado cômodo, o conforto acústico se faz muito importante em uma residência. Os diferentes ruídos externos e internos podem causar grande desconforto, resultando em dificuldade para a comunicação verbal, concentração e, até mesmo, inquietação.

Um quarto de bebê com drywall, por exemplo, pode ser a aposta perfeita para garantir um ambiente silencioso, sem prejudicar o sono e o bem-estar da criança, protegendo o local de ruídos externos e também de barulhos oriundos de outros cômodos da casa. Já um quarto de casal com um projeto de isolamento acústico conta com muito mais privacidade para ambos, proporcionando melhor qualidade de vida.

Então, compreendeu todos os detalhes sobre o projeto de isolamento acústico com o drywall? Se este artigo foi relevante para você, compartilhe-o em suas redes sociais!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!