51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Drywall aguenta peso? Esclareça suas dúvidas

projetos drywall

Por ser um material leve e de menor espessura, muitas pessoas se perguntam se o drywall aguenta peso e suporta a fixação de objetos como armários, televisões, lustres e quadros.

O artigo de hoje esclarecerá esses questionamentos e demonstrará aos leitores outras particularidades vantajosas do sistema.

Continue a leitura!

Afinal, drywall aguenta peso?

O drywall teve o seu surgimento em 1898, nos Estados Unidos, quando Augustine Sackett criou uma chapa de gesso acartonado extremamente simples, mas que revolucionou a construção civil, tornando-a prática e inteligente.

No entanto, foi em 1917, na l Guerra Mundial, que o sistema se popularizou devido à sua resistência ao fogo, à rapidez de montagem, a leveza e a praticidade que oferece aos seus usuários.

De fato, o gesso acartonado é  um material leve. No entanto, devido a essa característica, muitos se perguntam se o drywall aguenta peso e se ele realmente consegue suportar objetos como televisões, lustres e quadros sem sofrer danos em sua estrutura.

A resposta, felizmente, é sim! O drywall aguenta peso. Mas para que isso ocorra, alguns padrões devem ser seguidos.

Como mencionado em nosso artigo que explica como colocar drywall no teto, há procedimentos diversos para a fixação de objetos mais leves ou mais pesados em paredes ou forros de drywall.

Para objetos leves, pode ser utilizada uma busca rosqueável (de plástico ou zamac), com cerca de 3cm de comprimento. Ela é específica para drywall e muito fácil de aplicar, dispensando furadeira. Essa bucha aguenta até 10 kg por ponto, ou 20 kg quando se trata de dupla chapa de drywall. Outra opção é fixar diretamente nos perfis metálicos da estrutura da parede, que têm a vantagem de suportar até 40 kg por ponto.

Sendo assim, o drywall pode suportar até 40 quilos. Isso quer dizer que você pode instalar objetos como armários, televisão, quadros e diversos outros que exijam maior suporte.

Drywall aguenta peso e traz mais agilidade a obras

Como vimos, o drywall aguenta pesos variados. No entanto, não é apenas esse o benefício que o sistema oferece: por ser extremamente leve, o drywall traz muito mais agilidade do que a construção convencional em alvenaria.

O drywall é um sistema de construção a seco, técnica cada vez mais difundida em projetos de arquitetura em geral. O drywall é um material leve, flexível e muito mais econômico do que tijolos ou peças em madeira em geral. Por isso, ele vem sendo cada vez mais empregado não apenas estruturalmente, mas também na decoração e construção de mobiliário.

O tempo de execução de uma obra com drywall é muito menor do que projetos que envolvem alvenaria. Com a tecnologia, uma reforma que objetiva a divisão de ambientes em um espaço pode ser realizada em poucos dias.

Então, gostou do artigo? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais!

 

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!