51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Forro mineral: conheça as suas aplicações e usos

Forro Mineral Porto Alegre

Os painéis de forro mineral são uma opção prática e versátil para construções variadas, especialmente em empreendimentos corporativos.

Pela sua facilidade de instalação e manutenção, eles são uma boa alternativa aos revestimentos em gesso, madeira ou PVC.

Portanto, se você trabalha com construção e quer ficar por dentro das tendências da área, precisa conhecer o forro mineral. Pensando em lhe ajudar nisso, nós reunimos as principais informações sobre ele. Acompanhe para entender mais!

Características do forro mineral

forro mineral nas ilhasComo o nome sugere, esse forro é produzido a partir de minérios brutos, principalmente rochas. O resultado é um material fibroso e poroso.

As placas de forro mineral possuem ótima resistência e baixo índice de quebras. Além disso, elas proporcionam bom isolamento acústico, são resistentes ao calor e podem ter ação fungicida e bactericida.

O forro mineral é fornecido na forma de painéis quadrados ou retangulares, geralmente nas cores branca e preta. Ele também está disponível em diferentes espessuras, texturas, acabamentos e níveis de resistência à umidade.

Com a combinação dessas características, é possível chegar a um material adequado para as necessidades de cada ambiente, tanto em termos de funcionalidade quanto de estética.

Aplicações e vantagens

O forro mineral é aplicado principalmente em construções corporativas, como lojas, escolas, bibliotecas, cinemas, restaurantes etc. Ele pode ser utilizado em ambientes internos e, preferencialmente, que possuam alguma proteção térmica. Confira algumas vantagens desse produto!

Versatilidade

Devido às suas características variáveis, ele pode ser aplicado em ambientes diversos. Dependendo do nível de proteção acústica desejado, pode ser usada uma espessura maior ou menor.

As texturas e acabamentos disponíveis também permitem que ele seja incorporado em diferentes projetos arquitetônicos. Por fim, alguns forros ainda possuem propriedades especiais, como a absorção de odores, podendo ser aplicados, por exemplo, em restaurantes.

Confira as incríveis possibilidades que o forro mineral proporciona.

Facilidade de instalação e manutenção

Antes de mais nada, o forro mineral possui ótima resistência, garantindo que ele possa ser transportado e manuseado sem grandes problemas. O índice de quebras, sobras e desperdício é baixo quando comparado com outros revestimentos, como o gesso.

O forro mineral é um material leve e o processo de instalação é simples. É feita uma estrutura metálica com perfis em aço e as chapas do forro são encaixadas entre os perfis.

Ao contrário das construções tradicionais em alvenaria, gesso ou madeira, no forro mineral não é necessária nenhuma etapa de acabamento posterior, como lixamento, aplicação de massa corrida ou pintura.

Se for preciso fazer um reparo em alguma parte do forro, as placas podem ser retiradas e encaixadas novamente com facilidade. Inclusive, podem ser instaladas tubulações de ar-condicionado, circuitos elétricos e outras utilidades entre o forro e a laje, facilitando o trabalho de manutenção.

Como instalar forro mineral – Passo a passo

Confira o vídeo de instalação da fabricante de forros AMF e veja a facilidade e limpeza de obra que o produto oferece na hora da montagem.

Proteção sonora e térmica

A proteção acústica e térmica oferecida por esse forro também está entre as grandes vantagens dele. As placas são capazes de absorver som e vibrações, além de garantirem a manutenção da temperatura.

A espessura pode ser escolhida de acordo com o nível de isolamento desejado. Como resultado, obtém-se um ambiente com excelente conforto acústico e térmico.

Segurança e saúde

O forro mineral é resistente ao calor e auxilia na proteção contra a propagação de chamas. O material também conta com ação fungicida e bactericida e pode, inclusive, ser utilizado em laboratórios e hospitais.

Além disso, muitos fabricantes garantem que eles são produzidos com substâncias não tóxicas e com processos e materiais que não agridem o meio ambiente.

Especificações técnicas

A principal especificação técnica a ser observada diz respeito à resistência à umidade. Cada modelo pode suportar uma umidade do ar de 90% ou de 95%. Por isso, recomenda-se que o forro mineral seja instalado em locais climatizados ou com algum tipo de controle desse aspecto.

O forro mineral também não deve ser exposto a altas temperaturas. O ideal é que ele seja instalado sob uma laje. Se montado diretamente sob o telhado, a temperatura excessiva pode causar empenamento da placa.

Como regra geral, esse material pode ser aplicado em locais secos e com temperatura abaixo de 32 °C.

Instalação e manutenção do Forro Mineral

forro mineral como instalar

Como já foi dito, a instalação começa com a construção de uma estrutura metálica e pode ser feita em poucos passos. Além dos tirantes e dos perfis, são necessários materiais para marcação das distâncias e ferramentas para furar o teto e fixar a estrutura.

Os perfis geralmente têm a forma de um T invertido, quando usados no centro, ou de um L, quando fixados na parede. Confira as principais etapas de instalação!

  • É feito o planejamento da quantidade de placas e perfis necessários e marca-se a posição de fixação dos elementos da estrutura;
  • os tirantes são instalados na laje usando quantidades, distâncias e elementos de fixação recomendados pelo fabricante;
  • os perfis são fixados nos tirantes e nas paredes;
  • as chapas de forro mineral são encaixadas de baixo para cima e ficam e apoiadas nos perfis.

Recomendações de instalação

Feito isso, o forro está pronto. Recomenda-se a utilização de luvas limpas e feitas de material suave ao manusear o material, para evitar danificar ou sujar as superfícies que ficarão visíveis.

Quando necessário, o forro mineral pode ser cortado, por exemplo, com estilete ou serra copo. Esses recortes são feitos para ajustar o forro ao tamanho do cômodo ou fazer aberturas para lâmpadas, saídas de ar-condicionado, entre outros elementos.

No entanto, é importante saber que nenhum elemento deve ser fixado às placas. Tubulações, luminárias e demais instalações devem ser fixadas no teto de maneira independente.

Para reparo ou substituição de alguma das placas, basta desencaixar e remover a peça em questão. Já a limpeza pode ser feita com pano úmido e sabão neutro ou, ainda, com aspirador de pó.

Com tudo isso, concluímos que o forro mineral possui excelentes propriedades acústicas e térmicas, oferece proteção contra incêndios e pode ser usado em ambientes diversos. Ele proporciona um acabamento de alta qualidade e confere mais segurança ao ambiente.

O manuseio e a instalação são simples e econômicos na comparação com outros tipos de acabamento para teto. A desvantagem fica por conta da necessidade de controle da umidade e da temperatura.

Por fim, ressaltamos que o forro mineral é uma grande tendência e possui ampla aplicação na construção civil.

E falando em tendências, você já conhece o sistema Light Steel Frame? Aproveite para baixar o nosso manual e conheça tudo sobre o sistema construtivo que mais cresce no Brasil!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!