51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Gestão de resíduos em uma obra: como evitar o prejuízo material?

gestão de resíduos em obras

O dia a dia de uma obra é muito corrido e exigente. Assim, para alcançar seus objetivos e superar metas, um engenheiro civil precisa atuar de maneira correta, baseando suas decisões em informações concretas, reais e certeiras.

Em meio a esse cenário, a gestão de resíduos em uma obra impacta diretamente no cumprimento dos prazos e na melhoria de seu orçamento e planejamento.

Mas você, nosso leitor, sabe como isso acontece ou qual é a sua importância para o seu empreendimento?

No nosso post de hoje, mostramos a relevância e tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

Conheça importância da gestão de resíduos em uma obra

Infelizmente, a engenharia civil é um dos setores de nossa economia que mais gera resíduos em nosso país. Devido à falta de preparação e do uso de estratégias e técnicas construtivas atrasadas, muitas empresas acabam favorecendo esse cenário.

De acordo com a Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), os resíduos sólidos da construção civil devem ser entendidos como os rejeitos provenientes das atividades construtivas, de reformas, e reparos e demolições de obras. Também englobam esse conceito os resíduos de preparação e escavação de terrenos, como os tijolos, concretos em geral, sobras de barras de aço, colas e tintas.

Já segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON), o descarte irregular desses materiais é uma prática muito comum e que trás péssimas consequências para a rotina de uma empresa.

Além de acarretar em multas pesadas, os gastos públicos originados nas atividades de remoção, recolhimento e transporte desses materiais voltam para os bolsos dos consumidores, como o aumento de impostos e taxas.

Ademais, a proteção dos recursos naturais do nosso planeta é extremamente necessária para a preservação do meio ambiente. Como a maioria deles é finita, para que as próximas gerações possam aproveitá-los também, precisamos consumi-los de maneira correta, sem que o futuro seja colocado em risco.

Dessa forma, a gestão de resíduos deve ser aplicada em seu empreendimento o quanto antes.

Descubra seus benefícios

Reduz despesas

A diminuição de gastos é algo que todo engenheiro quer aplicar em seu negócio, não é mesmo?

Em momentos de crise, muitos empreendimentos trabalham com as contas no limite e não podem contar com excessos em suas administrações. Então, um profissional competente deve tomar atitudes que favorecem a redução de despesas e a gestão de resíduos em uma obra é uma delas.

Ao aplicá-la em sua empresa, é possível reaproveitar materiais que antes seriam jogados fora e, em alguns casos, utilizar insumos mais baratos e ecologicamente corretos.

Preserva o meio ambiente

Como dito anteriormente, a sustentabilidade é uma realidade e uma necessidade em nossas rotinas. Então, o consumo deve ser controlado e realizado de maneira consciente.

Com uma gestão de resíduos sólidos em uma obra eficiente, todas as atividades desempenhadas respeitam as legislações vigentes e poupam os recursos naturais de nosso planeta.

Evita acidentes de trabalho

Para que um canteiro de obras tenha sucesso, os acidentes de trabalho devem ser evitados em todas as situações possíveis. Isso é necessário, pois, quando eles acontecem, prejuízos humanos, financeiros e judiciais podem atrapalhar o desempenho da construtora.

Quando os entulhos e os materiais são armazenados incorretamente ou tem uma destinação imprópria, a rotina de sua equipe de trabalho é comprometida.

Lembre-se também que a maioria das ferramentas e dos insumos de uma obra são perigosos e, quando manuseados sem precisão, podem colocar em risco a saúde de seus funcionários.

Assim, gestão de resíduos permite que um engenheiro civil tome decisões capazes de garantir a segurança e a execução eficiente das etapas de uma obra.

Melhora a imagem de sua empresa

Todo empreendimento, para melhorar sua performance, deve ter uma boa imagem no mercado. Não poderia ser diferente na construção civil. Atualmente, de nada adianta construir um prédio funcional e bonito, se os requisitos técnicos e ambientais não foram respeitados.

Quando um consumidor quer comprar um imóvel, ele busca uma solução para os problemas de sua família. Então, ele sonha unir todos as suas vontades e desejos em uma só localidade. Para que isso aconteça, a forma de atuação de sua empresa pode ser crucial para chamar sua atenção.

Não se esqueça também que o desperdício de materiais, além de onerar o orçamento de uma obra, faz com que o preço final do produto seja maior. Com isso, seus clientes ficam insatisfeitos e podem encontrar novas oportunidades de negociação com os concorrentes.

Por esses motivos, a gestão de resíduos garante a sustentabilidade em suas ações e ajuda a atração e fidelização de clientes.

Dicas para realizar uma gestão de resíduos eficiente

Escolha materiais eficientes

A construção civil está repleta de vários materiais. Alguns deles são essenciais na gestão de resíduos de uma obra e você deve utilizá-los em seu empreendimento.

drywall é uma inovação tecnológica para o levantamento de paredes e outras estruturas na obra. Durante a sua montagem, não é necessário hidratar argamassa e cimento, acarretando na diminuição do consumo de água.

Composto por um perfil metálico, um isolante termoacústico e placas de gesso acartonado, esse material é extremamente resistente e agiliza o cronograma de uma obra, sem se esquecer da qualidade do serviço prestado.

Já o steel frame é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço e usabilidade no mercado. Ele também dispensa o uso de água em sua execução e é considerado como uma construção seca.

Além disso, um de seus componentes é a lã de PET, material obtido através da reciclagem de garrafas PET. Não se esqueça que, caso seja necessário, ele também pode ser reciclado e reaproveitado.

Treine seus funcionários

Em uma construtora, existem vários profissionais com diversas origens e formações acadêmicas. Sejam eles técnicos ou doutores, todos precisam atuar de acordo com os valores da empresa e das tendências do mercado.

Com o passar dos anos, as tecnologias e estratégias da engenharia civil foram aprimoradas e, visando o alcance das metas, é necessário acompanhar essas mudanças.

Dessa forma, promova cursos de capacitação e aperfeiçoamento de toda sua equipe de trabalho. Mostre a importância da preservação do meio ambiente. Em todas tarefas de uma obra e veja os resultados positivos surgirem naturalmente.

Nessas horas, seja responsável pela sua aquisição de novos conhecimentos e nunca pare de estudar. Leia artigos e blogs sobre as melhores tecnologias construtivas. Se achar necessário, faça cursos de pós-graduação e mestrado nessa área.

Um engenheiro civil é responsável pela preservação do meio ambiente e pela melhoria da infraestrutura de uma cidade. Equilibrando esses dois conceitos, é possível aumentar a notoriedade de sua empresa no mercado e atrair e fidelizar cada vez mais clientes.

Desse modo, a gestão de resíduos em uma obra deve sempre ser priorizada em sua atuação. Com as dicas e as explicações acima você está preparado para prestar um serviço adequado às demandas de seus clientes e do crescimento do negócio.

Agora, siga as nossas redes sociais e fique por dentro das melhores soluções para o ramo construtivo: Facebook e Linkedin!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!