51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Grama sintética: veja como decorar ambientes externos e internos

grama sintética decorativa

A busca por materiais diferenciados na decoração vem crescendo nos últimos anos. Um bom exemplo é a grama sintética, que está deixando de ser apenas uma opção apenas para campos de futebol e começa a fazer parte das decorações residenciais e de escritórios.

Ela dá um toque de natureza ao ambiente, cria uma atmosfera menos formal e mais descontraída e diminui a tensão do local. Além disso, a sua versatilidade permite compor tanto decorações rústicas quanto contemporâneas.

A grama sintética pode ser utilizada em locais como jardim de inverno, chão do quarto das crianças, revestimento de paredes e até em forma de tapetes. Não podemos nos esquecer, é claro, da possibilidade de deixá-la em ambientes externos, como jardins, área de festas e piscina.

No entanto, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre como usar a grama sintética na decoração. Por isso, elaboramos este artigo para esclarecer todas as principais questões que envolvem o produto. Se esse é o seu caso, continue conosco!

Vantagens da Grama Sintética

Além de trazer originalidade para ambientes internos, a grama sintética não precisa de luz solar e irrigação. Também é um produto com material antialérgico, importante para quem é sensível aos ácaros.

Já para ambientes externos, esse tipo de ornamentação conta com diversas vantagens em relação aos pisos de cimento e à grama natural. Por ser composta por materiais como polietileno e polipropileno, ela é resistente à exposição ao sol e à chuva, não desbota com o passar do tempo e também não esquenta tanto quanto um piso de pedra.

Além disso, a grama sintética tem um sistema de drenagem que permite escoar a água da chuva conforme o caimento do piso. E como não há terra por debaixo dela, é possível circular livremente sem trazer sujeira para dentro de casa. Além disso, também é um excelente antiderrapante para áreas da piscina.grama sintetica vantagens

Opções e variedades

Existem inúmeros tipos de grama sintética no mercado. Para uma boa escolha, é preciso ter em mente qual a funcionalidade da área em que ela será instalada. Se for utilizada num local muito movimentado ― um campo esportivo, por exemplo ― é necessário optar por um tipo de grama de alta densidade, que permita que as fibras se recuperem a cada pisada.

Veja todos os modelos da grama sintética aqui.

Se o objetivo for decorativo, a grama de 20 mm de fita plana é uma das mais indicadas pelo aspecto visual. Se a área for propícia ao acesso de animais de estimação, é melhor optar pela grama de 12 mm fibrilada, que não retém sujeira e é bem mais fácil de limpar. Mas se a sua intenção for um acabamento mais próximo ao natural, a grama de 30mm bicolor, também utilizada em quadras esportivas, é a melhor escolha.

Instalação da Grama Sintética Decorativa

A instalação da grama sintética é similar à de um tapete, feita com cola. Ela deve ser colocada sobre pisos de material cimentício ou cerâmica, sendo possível aplicá-la em áreas íngremes (rampas, por exemplo) e tortuosas.

É preciso limpar o local antes da instalação. Se for utilizar água para isso, é necessário aguardar o piso secar completamente antes de aplicar o produto adesivo sobre o chão. Após essa etapa, faça furos na lata da cola para simular um chuveiro e derrame-a sobre o piso.

Enquanto despeja a cola, desenrole a grama no chão e pressione a área para auxiliar na aderência. É possível recortá-la com ajuda de um estilete caso exista algum obstáculo. Terminada a instalação, basta dar acabamento nas bordas com uma tesoura.

Dá para colocar a grama sintética sobre a terra, mas para isso alguns cuidados devem ser tomados. Pedras, troncos e ervas daninhas precisam ser retirados do terreno, que deve ser compactado com um rolo compressor. Instale uma manta de drenagem para evitar a volta de qualquer erva e coloque brita ou cascalho sobre a manta antes de instalar a grama.

Após isso, chega a vez de desenrolar a grama sobre a área. Utilize pinos para fixá-la no chão. Junte suas emendas com um cinto de união com a cola. Finalize com a tesoura para dar acabamento.

grama sintética decorativa modelos

Manutenção

Deixar a grama bem cuidada é muito simples. É necessário apenas fazer a limpeza do produto, mas você não precisa utilizar uma grande quantidade de água para isso. Em ambientes internos, basta borrifá-la com sabão neutro e utilizar um pano seco e limpo de maneira delicada.

Caso caia algum líquido gorduroso ou de fácil acesso para animais, é possível limpá-la com água sanitária diluída na proporção 1/1. Passe a mistura na área e retire o excesso com água pura logo após a aplicação. Se deixar o produto agir na área, a grama poderá perder sua cor. Por fim, retire o excesso da água com um pano seco.

Já para gramas sintéticas em ambientes externos, a limpeza pode ser feita com jatos de água sem pressão e escovação. Como é um produto que permite o escoamento, é possível deixá-la secar naturalmente.

Valores e opções de compra

grama sintetica decorativa modeloA grama sintética é vendida por metro quadrado, por isso é necessário saber a metragem da área de aplicação para ter uma ideia do preço da obra.

Além disso, vários fatores influenciam no valor do produto, como a marca e o tipo.

Uma grama composta por dois tons de verde, por exemplo, geralmente tem um preço maior do que a monocromática.

É importante se lembrar de que a grama sintética é um produto de alto valor agregado por ser resistente aos agentes climáticos e por ser muito fácil de manter.

Por isso, o preço pago em um produto de boa qualidade compensará ao longo do tempo e vai trazer valor ao seu trabalho.

A grama sintética traz leveza e singularidade para um ambiente interno e é prática para áreas externas por conta da manutenção quase inexistente.

Além disso, é um produto fácil e rápido de ser instalado. Portanto, é uma boa opção para quem busca produtos alternativos para decorar um ambiente.

E aí, o artigo foi útil para você? Quer saber mais sobre tecnologias e tendências na construção civil? Então curta nossa página no Facebook e no LinkedIn para ter acesso a mais conteúdo sobre o tema!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!