51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Instalação de gesso acartonado e suas vantagens na construção

instalacao de gesso.jpg

A instalação de gesso acartonado se diferencia das demais práticas da construção civil devido à funcionalidade e praticidade que oferece. Neste artigo, você descobrirá como funciona o processo de implementação do material e quais são as vantagens oferecidas em sua utilização em obras.

Continue a leitura!

Vantagens da instalação do gesso acartonado tornam o material destaque na construção civil

As paredes de gesso acartonado, também conhecidas como drywall, consistem em sistemas de construção a seco, conhecidos também como drywall, que incluem perfis de aço galvanizado e chapas de gesso adequadas para cada tipo de aplicação e em conformidade com as normas técnicas.

As principais características do material são a leveza, praticidade, resistência e rapidez na instalação e manutenção, pontos que tornam o material destaque entre profissionais do mercado de construção civil.

Devido às características mencionadas, a instalação de gesso acartonado pode ocorrer em obras novas, em reformas ou, ainda, na subdivisão de espaços existentes, gerando novos ambientes. Antes da execução, é possível optar por diferentes tipos de chapas para utilização. Entre elas, se destacam os modelos Standard (ST) para áreas secas, RU para áreas úmidas e RF para espaços que necessitam que resistência ao fogo.

Geralmente, o drywall é utilizado em locais que necessitam de um acabamento final mais sofisticado, como salas, cozinhas e banheiros. Porém, o gesso acartonado também pode ser utilizado em áreas externas, através de chapas cimentícias.  

Entre as vantagens da instalação de gesso acartonado em construções, se destacam a ausência de umidade durante as obras e elevada resistência ao fogo, construções mais leves, menor espessura das paredes (o que resulta no ganho de área útil), rápida execução e pequena geração de entulho, facilidade na instalação hidráulica e elétrica e excelente acabamento, que fica pronto para receber qualquer tipo de revestimento.

Como funciona a instalação de gesso acartonado?

A instalação do gesso acartonado é relativamente simples, porém, se divide em diversas etapas, que seguem uma padronização. A instalação dos perfis e placas de gesso é a primeira fase do processo e, logo após, é realizado um acabamento de massa corrida nas juntas das placas. No final, caso existam imperfeições no projeto executado, são realizadas as devidas correções.

Como vimos, a instalação do gesso acartonado é composta de diversos processos, que precisam seguir uma padronização para um resultado positivo. Por isso, contar com uma empresa especializada na área é essencial para um trabalho com resultados positivos, que não acarretem danos à obra com o passar do tempo.

Gostou de saber mais sobre a instalação de gesso acartonado e as suas vantagens na construção civil? Se este artigo foi relevante para você, compartilhe em suas redes sociais!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!