51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

O que é gesso acartonado? Saiba mais sobre esse sistema de construção

o que e gesso acartonado

Você sabe o que é gesso acartonado? Já ouviu falar sobre o termo? Se você possui interesse sobre sistemas de construção diferenciados, continue a leitura e descubra mais informações sobre o gesso acartonado, uma opção moderna e vantajosa para a construção civil!

Afinal, o que é gesso acartonado?

O gesso acartonado, popularmente conhecido como drywall, é uma placa de gesso com papel cartão amplamente utilizada na construção civil, em reformas, projetos de arquitetura e design de interiores, devido à grande praticidade e versatilidade que oferece.

As placas de gesso acartonado podem ser de medidas variadas e, dependendo do projeto e do fornecedor, podem ter espessuras, larguras e comprimentos especiais. A sustentação do gesso acartonado se deve aos seus perfis estruturais, formados por aço galvanizado leve ou, em alguns casos casos, madeira.

O gesso acartonado é um material versátil, com diferentes aplicações. Suas divisórias são geralmente utilizadas em ambientes internos e se adaptam a diversos tipos de estrutura, como madeira, concreto, aço e outros tipos de edificações. Entre suas principais características se destacam a proteção contra fungos, resistência à umidade, fácil instalação e manutenção, isolamento acústico e excelência no acabamento.

O gesso acartonado também pode ser utilizado em áreas externas de uma construção. Porém, nesses casos, deve ser utilizada a placa cimentícia, especial para aplicação em ambientes externos.

Quais as vantagens do gesso acartonado em relação à alvenaria?

O gesso acartonado apresenta uma vasta lista de benefícios em relação a projetos que utilizam a alvenaria em seus processos construtivos. Primeiramente, podemos destacar o fato de que o gesso acartonado é um processo de construção a seco, ou seja, não necessita de água. Devido a essa característica, o gesso acartonado apresenta redução de resíduos em uma obra.

Podemos também destacar a leveza do material em relação à alvenaria, o que contribui para a facilitação de seu transporte e de sua instalação. Além disso, o gesso acartonado oferece um excelente acabamento. Essa característica torna possível sua utilização para revestimentos internos nos ambientes. Por exemplo: o gesso acartonado pode ser utilizado para dar acabamento em uma parede de tijolos sem necessitar de rebocos!

Além das vantagens do gesso acartonado mencionadas, podemos destacar a resistência ao fogo, a possibilidade de criação de projetos isolantes acústicos e/ou térmicos e a sua funcionalidade em projetos de iluminação embutida. Por fim, sua economia em relação a outros processos construtivos merece ser destacada: estima-se que uma parede de gesso acartonado seja, em média, 10% mais barata do que uma parede confeccionada em alvenaria!

Se você deseja saber mais informações em relação aos custos de uma obra que utiliza o gesso acartonado, leia nosso post sobre o preço do drywall!

Gostou de conhecer as características do gesso acartonado? Deixe o seu comentário!

 

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!