O que é OSB e quais são as suas aplicações e vantagens?

osb

No decorrer de uma construção, estamos sujeitos a diversas escolhas. Afinal, que materiais vamos usar em nosso lar ou escritório? Algumas peças proporcionam praticidade na aplicação, outras, versatilidade, ou estilo ou mesmo sustentabilidade. Mas pouquíssimas oferecem todas as opções acima, como ocorre com os painéis OSB

É por isso que hoje falaremos neles. Afinal de contas, quais são as características e aplicações deste material tão conveniente a diferentes perfis de obras? Confira!

Mas o que são painéis OSB? 

Para começar a entender o que é um painel OSB, devemos entender o que significa a sigla, que vem do inglês Oriented Strand Board (Tiras de Madeiras Orientadas, em tradução livre). 

Como é de se imaginar, a sigla vem da forma como os painéis são produzidos. Mediante camadas pré-definidas de pequenas lascas de madeira pré-orientadas de maneira a proporcionar rigidez e resistência em sua aplicação.

Resistência e praticidade

A força da Placa OSB vem principalmente da fibra de madeira ininterrupta com entrelaçamento de fios longos ou de placas, assim como do grau de orientação dos fios nas camadas superficiais.

As placas OSB são disponibilizadas em diferentes espessuras, devendo ser aplicadas de acordo com o grau de resistência que irão demandas em suas aplicações. 

Aplicações dos painéis OSB

Como já dissemos, os painéis OSB garantem versatilidade em suas aplicações. 

Você pode aplicar placas OSB como revestimento de Steel Frame na fundação estrutural de seu lar, ganhando assim a vantagem de uma construção a seco e assim eliminando a aplicação de uma mão de obra mais complicada (assim como a manutenção posterior).

De fato, pelo alto nível tecnológico, assim como sua praticidade, a aplicação de painéis OSB é hoje muito popular nos Estados Unidos e no Canadá. Agora, ganha força também no Brasil.

Além disso, também podem ser aplicados com funções estruturais específicas. Por exemplo, placas OSB permitem uma fácil montagem para aplicação em telhados Shingle lajes e mezaninos, garantindo a resistência necessária com aplicação simplificada.

Mas sua aplicação não se limita a níveis estruturais, painéis OSB também podem ser aplicados em seu lar com fins práticos ou decorativos. Por exemplo, para melhor resistência térmica e acústica entre cômodos separados por camadas de drywall, você pode aplicar um painel OSB entre elas, as propriedades do material irão criar uma resistência maior, tornando ambos ambientes mais aconchegantes. 

Respeito ao meio ambiente

Além de todas as aplicações e vantagens vistas aqui, as placas também garantem sustentabilidade. Além de não gastarem água em sua aplicação, são constituídas de árvores pequenas de crescimento rápido. Dessa forma, a matéria prima utilizada está sempre disponível, e as árvores são repostas rapidamente.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!