Os benefícios do Isolamento Acústico

O isolamento acústico visa eliminar ou diminuir a passagem de som do interior de um ambiente para os ambientes vizinhos ou isolar ruídos externos que interfiram no ambiente interno.
A necessidade do isolamento acústico deve ser prioridade no desenvolvimento de projetos de diversos tipos de construções.

Um bom projeto deve sempre focar na questão de controle dos ruídos e vibrações, pois estes já se tornaram um problema muito comum e discutido nos dias de hoje. Por isso, o isolamento acústico se torna essencial, levando em conta que o som pode ser transmitido tanto pelo ar como pela estrutura, causando desconforto para as pessoas, que têm exigido maior qualidade acústica nos ambientes.

O isolamento acústico é uma excelente opção para a construção civil. E tem sido utilizado, especialmente, em apartamentos, onde a preocupação com barulhos, ruídos e vibrações nas paredes e estruturas tem sido maior. A indicação que se faz é aplicá-lo na fase de construção, a fim de evitar inconvenientes de reformas mais tarde. Porém, tanto na construção quanto na reforma de apartamentos o isolamento acústico proporciona alta performance sem interferir na configuração dos cômodos. Ele pode ser aplicado na laje antes do contra piso, abaixo do piso de madeira ou entre as paredes de alvenaria quando feito no sistema de parede dupla.

O isolamento acústico proporciona facilidade de aplicação e montagem, pois possui sistemas de fixação estrutural simples e permite recortes para passagem de interferências ou adaptações. Além disso, pode ser aplicado em diversas formas construtivas dentre painéis ou pisos, divisórias, mezaninos e é adequado tanto no segmento industrial quanto na construção civil, em que, questões de estética e integração arquitetônica, são importantes.

Ele pode ser aplicado em todos os tipos de ambientes, entre eles:

  • salões de festas;
  • residências e apartamentos;
  • escritórios comerciais e ambientes industriais.
  • estúdios, sala de gravação ou cabine de locução, sala de ensaio ou estudo;
  • universidades, teatros, entre outros.

Segundo a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (Pro Acústica), os barulhos e ruídos do dia a dia, principalmente nas grandes cidades, provocam doenças como perda da audição, stress, insônia, irritabilidade, pressão alta e problemas cardíacos, que interferem na qualidade de vida.

Portanto, o isolamento acústico promove muitos benefícios para quem vive nos ambientes onde for instalado, independentemente, se ambientes comerciais, industriais ou residenciais. O combate ao ruído é importante e deve ser prioridade principalmente nas obras novas. Conforme a Pro Acústica, um projeto criterioso e o uso de materiais adequados mantêm a despesa dentro do razoável, e o que se ganha na valorização do imóvel, no conforto das pessoas e na produtividade compensa em muito o investimento.

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!