51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Piso vinílico para hospitais: diversas soluções em uma só opção

pisos vinilicos para hospitais

Se você é um leitor assíduo do nosso blog, já deve ter reparado que os assuntos mais importantes do ramo construtivo são abordados em nossos posts, não é mesmo?

Pois então, a engenharia civil está repleta de assuntos extremamente importantes para o bom desempenho de uma obra. Sem essas tecnologias e exigências normativas, provavelmente, o conforto e a comodidade não existiriam hoje em dia.

Desse modo, um engenheiro civil deve trabalhar com produtos de qualidade, sempre prezando pelo uso de estratégias que beneficiam seus colaboradores e os usuários de suas obras.

Além disso, cada tipo de construção tem necessidades e características diferentes, o que torna a atuação desse profissional fundamental. Quando se trata de um hospital, os cuidados, as técnicas e as ferramentas utilizadas têm determinações específicas.

O piso vinílico para hospital é uma ótima solução para quem busca praticidade, segurança e resistência. Por isso, no nosso post de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre o assunto. Confira a seguir!

O que define um bom piso hospitalar

O Ministério da Saúde, por meio da Resolução Nº 50 de 2002, determina que os materiais a serem utilizados no revestimento de paredes, pisos e tetos das áreas de um hospital precisam ser resistentes à lavagem e à ação de desinfetantes. Lembre-se que as ranhuras e frestas não podem aparecer com o passar dos anos.

Independentemente do tipo e dos formatos de materiais utilizados, eles não devem permitir que a absorção de água supere 4%, considerando também as eventuais emendas e rejuntes.

A escolha do piso para uma edificação hospitalar é uma tarefa que precisa levar em consideração os seguintes critérios:

  • alta durabilidade;
  • fácil limpeza e manutenção;
  • instalação facilitada;
  • baixa reverberação de ondas acústicas.

Ao escolher um material que tenha todas essas características, um engenheiro consegue realizar uma obra que atenda às necessidades dos pacientes de um hospital. Além disso, caso seja necessário algum reparo ou troca de placas, esses procedimentos não podem atrapalhar o tratamento e o fluxo de pessoas.

O que é o piso vinílico hospitalar

piso vinílico para hospitais é uma resina composta por Policloreto de Vinila (PVC), cargas minerais e plastificantes. É encontrado em camadas, massa única, mantas, réguas ou em placas.

Ele pode ser aplicado em ambientes fechados e cobertos, sendo utilizado em casas e escritórios, mas são nos hospitais que eles vêm ganhando cada vez mais destaque.

Atualmente, eles são formados por mantas soldadas por cordão de solda. Além do mais, o uso do rodapé hospitalar facilita a prevenção do acúmulo de sujeiras e bactérias nos pisos.

Isso acontece pois uma parte da própria manta é fixada na parede, não deixando nenhuma junta na área aplicada.

Quais são seus benefícios

Após aprender quais são as características desse material, chegou o momento de você descobrir as vantagens do piso vinílico para hospital. Veja-as abaixo:

Alta resistência a abrasão

Um hospital é um local com grande fluxo de pessoas e equipamentos. Na maioria dos casos, qualquer deslize na qualidade dos pisos pode atrapalhar a movimentação de seus usuários. Então, eles não podem apresentar buracos, rachaduras e outros tipos de avarias em suas estruturas.

O piso vinílico para hospital apresenta grande resistência à abrasão. Em outras palavras, ele sofre menos desgastes pelos esforços em que é submetido. Como consequência disso, ele precisa passar por menos manutenções e reparos, facilitando a continuidade das atividades hospitalares.

Baixo custo de implementação

orçamento financeiro é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um empreendimento. Quando as atividades realizadas não condizem com o que foi planejado, sua gestão está fadada ao fracasso.

Como o piso vinílico hospitalar tem um baixo custo de manutenção e implantação, sua obra torna-se mais produtiva e econômica. Ademais, a instalação é silenciosa e garante tranquilidade para todos os envolvidos em suas proximidades.

Confira como a instalação é fácil e simples:

 

Higienização facilitada

A higiene é um fator fundamental para um hospital. Sem ela, seus pacientes, profissionais e visitantes têm suas vidas colocadas em risco. Por isso, os processos de higienização devem ser planejados e executados com praticidade e eficiência.

Utilizar um material que dificulta esses procedimentos apenas atrapalha o desempenho da equipe. Como o piso vinílico para hospital não propaga bactérias e fungos, ele é a opção ideal para essas situações.

Com uma superfície impermeável, em ocasiões mais simples, ele pode ser limpado com um pano úmido e detergente neutro. Não se esqueça também que ele é antialérgico, o que traz mais benefícios para você.

Design eficiente

Apesar de todas as exigências normativas e de higiene, um hospital deve ser um ambiente agradável. Assim, os materiais utilizados em sua composição são fundamentais para que isso ocorra.

Como o piso vinílico pode ser encontrado em várias cores, estampas e texturas, um engenheiro civil tem mais liberdade para criar um equilíbrio entre as necessidades técnicas e a beleza em seus ambientes.

Preserva a natureza

A preservação dos recursos da natureza é essencial para as nossas reservas energéticas e a continuidade dos processos evolutivos. A construção civil é uma das áreas que mais consomem materiais e recursos em suas atividades.

Dessa maneira, um engenheiro precisa tomar atitudes efetivas e que preservam a natureza. O piso vinílico é um material ecologicamente correto, pois tem em sua composição materiais reciclados. Além disso, ele tem grande durabilidade e uma vida útil de até 20 anos, garantido a sustentabilidade em seu empreendimento.

Piso Vinílico para Hospitais – Principais tipos

Confira agora 3 dos principais tipos de piso hospitalar:

Piso Eclipse Premium

piso Eclipse Premium apresenta várias cores e pode ser utilizado em uma grande variedade de projetos. Porém, ele é mais indicado para cozinhas e outras áreas residenciais, comerciais e hospitalares. É possível encontrá-lo em mantas de 2 x 23 m com 2 mm de espessura.

Sua superfície recebe o tratamento superficial de PUR reforçado. Desse modo, o consumo de água e de produtos de limpeza são reduzidos.

piso vinilico hospitalar eclipse premium

Piso Optima Tarkett

Essa opção está disponível em 38 tonalidades e apresenta um baixo custo de conservação. O piso Optima Tarkett é o tipo de piso vinílico mais utilizado no mundo, já que tem grande qualidade e durabilidade. Além disso, ele não exige polimento ou cera.

Ele é comercializado em mantas com dimensões de 2 x 25 m. Por ter menos porosidade em sua superfície, sua limpeza é facilitada e otimizada.

piso vinilico hospitalar optima

Piso Toro Tarkett

Toro Tarkett é um piso vinílico homogêneo e é excelente para ambientes em que haja a necessidade do controle da condutividade elétrica. Como algumas instalações hospitalares necessitam dessa característica, ele pode ser a opção que você procura.

piso vinilico hospitalar iq toro

Novas tecnologias

À medida que o tempo passou, novas tecnologias construtivas foram criadas e aprimoradas. As empresas precisam acompanhar essas mudanças para alcançar novos mercados, expandir suas fronteiras e fidelizar novos clientes.

A construção de um hospital requer cuidados específicos que a diferencia de qualquer outra obra em nossa cidade. Desse modo, um engenheiro civil deve utilizar ferramentas práticas e eficientes, sem se esquecer da higiene perfeita.

Ao utilizar o piso vinílico para hospital, seu empreendimento consegue atender às exigências do mercado e prestar um serviço de qualidade. Além do mais, é possível ter um ambiente aconchegante e que oferece uma paginação incrível e colorida, sendo altamente higiênico.

Quer ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre a construção civil e suas tecnologias? Basta acompanhar as nossas redes sociais: LinkedIn e Facebook!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!