51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Placa de drywall verde: o que é e quais são as aplicações?

A placa de drywall verde é uma das diferentes opções disponíveis do material. Devido às características de sua composição, pode ser utilizada em ambientes úmidos e até mesmo molháveis, como é o caso dos banheiros.

O artigo de hoje explica os principais aspectos da chapa de drywall verde e demonstra quais são suas possíveis utilizações em projetos de construção e reforma.

Continue a leitura e confira todas as informações!

Entenda o que é a chapa de drywall verde

Há três diferentes tipos de paredes drywall: as Chapas Drywall Standard (ST) que possuem a cor branca, as Chapas Drywall Resistentes à Umidade (RU), que têm a coloração verde e as Chapas Drywall Resistentes ao Fogo (RF), de cor rosa.

Popularmente conhecidas pelo termo “placa de drywall verde”, as placas de gesso acartonado resistentes à umidade (RU) possuem coloração esverdeada.

No processo de fabricação dessas chapas, são incluídos na mistura do gesso alguns aditivos hidrofugantes – normalmente à base de silicone – que reduzem a taxa de absorção da água pelo material.

Dessa forma, enquanto as chapas Standard (as chapas de drywall “comuns”) apresentam uma taxa de absorção de água de até 70%, a placa de drywall verde deve apresentar a taxa máxima de até 5% de absorção.

É importante destacar que a impermeabilização da base da parede de chapa verde é extremamente recomendada, devendo ser feita com a altura mínima de 20 centímetros do piso.

As paredes em drywall do tipo RU não são à prova d’água, ou seja, não devem ser utilizadas em ambientes como saunas, pois nesses locais a umidade costuma ser constante.

Projetos que utilizam placas de drywall verde

As placas de drywall verde apresentam grande resistência à umidade. No entanto, apesar de suas características, não é qualquer ambiente molhável que pode utilizar as chapas verdes. Em fachadas e áreas externas, por exemplo, deve ser evitado o uso para não correr o risco do produto perder a sua garantia.

As placas podem ser utilizadas em áreas sujeitas a vapor e projeção de água, desde que não seja de maneira sistemática. Assim, as chapas verdes podem ser utilizadas inclusive em áreas de banho, onde a água respinga diretamente no material.

Pensando na versatilidade do material, abaixo listamos algumas inspirações que vão despertar em você a vontade de reformar nesse exato momento!

Drywall para banheiro

A utilização de materiais alternativos – como o drywall – pode auxiliar na economia e também na rapidez da execução de um projeto.

Drywall na cozinha

As chapas de drywall podem ser estilizadas de diferentes maneiras, desde a pintura até a aplicação de papel de parede, pedras e azulejos. Por isso, ele é também uma opção a ser considerada em projetos de cozinhas, já que a resistência a umidade possibilita a instalação de pias e outros sistemas hidráulicos.

Além disso, a instalação correta do drywall faz com que até armários pesados consigam ser sustentados. Para entender mais sobre o assunto, leia nosso artigo que explica como colocar drywall no teto ou fazer reforces.

Então, o que achou do artigo? Se você gostou de nossas dicas, não esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos no WhatsApp!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!