51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Placa de gesso acartonado: solução rápida para o seu projeto

placa de gesso acartonado

A facilidade de uso, rapidez de execução e qualidade do acabamento final são alguns dos fatores que tornam a placa de gesso acartonado especialmente indicada para projetos de construção e reformas.

Continue a leitura e descubra as características de uma placa de gesso acartonado e os principais benefícios de trabalhar com o material em projetos arquitetônicos!

O que é uma placa de gesso acartonado?

As placas de gesso acartonado constituem um sistema de construção a seco, contemplando projetos de paredes e forros com o material, ao invés de placas de gesso fundido. Elas são produzidas por meio de um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos, prensada entre duas lâminas de cartão.

Atualmente, três diferentes tipos de placas de gesso acartonado estão disponíveis no mercado. Elas se diferenciam pelo tom da cobertura do papel-cartão.

O tom verde (RU) possui silicone e aditivos fungicidas que se misturam ao gesso, o que permite a aplicação em locais úmidos como banheiros e cozinhas.

A rosa (RF) é mais resistente ao calor, por isso é uma boa solução para áreas próximas a lareiras e bancadas de cooktop.

Já a branca (ST) é o tipo mais comum (Standart), empregada em forro e paredes de ambientes secos.

Outros tipos, como placas acústicas para forro e chapas com pequena espessura para uso em superfícies curvas, são derivadas dos tipos citados acima.

No post O que é drywall, você descobre diversas outras características sobre as placas de gesso acartonado.

3 principais vantagens de trabalhar com a placa de gesso acartonado

A placa de gesso acartonado oferece inúmeras vantagens para aquelas pessoas que desejam construir ou reformar. Atualmente, é considerado um dos materiais preferidos de arquitetos, decoradores e engenheiros, devido aos benefícios que apresenta quando comparado ao método de construção tradicional, como tijolos e placas de gesso fundido.

Listamos as 3 principais vantagens oferecidas para aqueles que trabalham com a placa de gesso acartonado. Confira!

1) Redução de entulhos: durante a montagem, as placas de gesso acartonado apresentam até 25% menos resíduos do que os métodos tradicionais de construção. Durante a sua montagem, não é necessário hidratar argamassa e cimento, acarretando na diminuição de resíduos e também no consumo de água.

2) Rapidez: com as placas de gesso acartonado, a montagem de um ambiente é muito mais rápida do que com os métodos tradicionais. Uma parede com instalação de portas, tomadas e interruptores, por exemplo, pode ser criada entre 24 e 48 horas.

3) Ganho de espaço: uma das maiores vantagens das placas de gesso acartonado é o ganho de espaço útil. Uma parede convencional, construída com tijolos, ocupa cerca de 15 a 20 centímetros de largura. Enquanto isso, as paredes de gesso acartonado podem ocupar até metade desse espaço. Essas medidas representam um ganho de até 5% de espaço em uma construção. Uma obra de 100 metros quadrados, por exemplo, pode ganhar espaço suficiente para construção de um pequeno escritório ou uma despensa.

Gostou de saber mais sobre as divisórias de gesso acartonado? Acesse o site da Sul Módulos e realize um orçamento!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!