51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Qual a espessura da parede drywall? Entenda aqui

espessura parede drywall

Possui dúvidas em relação à espessura da parede em drywall? Se a resposta for positiva, continue a leitura. Neste artigo, demonstraremos informações sobre as diferentes dimensões das chapas de drywall e os seus benefícios em relação a métodos de construção convencionais!

Confira.

Saiba qual é a espessura da parede drywall

espessura parede drywall1Ao pensar em uma construção, é provável que venha à sua mente paredes robustas, de grande espessura, construídas através de cimento e tijolos. Porém, em novos empreendimentos imobiliários, facilmente encontramos paredes de drywall, que são compostas por uma estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados.

Tal sistema de construção permite que paredes sejam construídas de maneira inteligente, com pouca geração de resíduos e com uma espessura muito menor do que projetos convencionais de alvenaria.

As paredes mais comuns disponibilizadas no mercado costumam possuir as seguintes dimensões:

  • Parede com 73 mm acabada (1ST/48/1ST ), composta de 1 placa com 12,5mm de cada lado e o perfil de 48 mm.
  • Parede com 95 mm acabada (1ST/70/1ST ), composta de 1 placa com 12,5mm de cada lado e o perfil de 70 mm.
  • Parede com 115 mm acabada (1ST/90/1ST ), composta de 1 placa com 12,5mm de cada lado e o perfil de 90 mm.

 

Além das medidas mencionadas, existem também as paredes de drywall com chapeamento duplo, utilizadas para uma melhor acústica ou, então, em projetos que possuem paredes mais altas e que requerem maior firmeza em sua base.

As paredes curvas instaladas com placas de drywall, muito utilizadas em projetos de arquitetura diferenciados, também possuem uma espessura variada, podendo ser de 9,5 mm ou 6,5 mm de espessura. O principal motivo da diferença de espessura ocorre, pois com a chapa mais fina, a instalação de curvas nos sistema se torna mais fácil.

Como demonstrado nos exemplos acima, há  diversas formas de se construir uma parede de drywall, com infinitas possibilidades de espessura. Tudo dependerá dos objetivos a serem alcançados e o planejamento do projeto arquitetônico.

Menor espessura das paredes em drywall proporciona ganho de área útil

Como vimos, a espessura das paredes em drywall são muito menores do que projetos de alvenaria convencionais, conforme é possível constatar em sites de referência sobre o assunto. Assim, além de ser uma solução prática para construir ou reformar, as paredes em drywall oferecem benefícios como o ganho de área útil em uma obra.

Em comparação com blocos de tijolos, o drywall é muito mais estreito, o que faz com que um local ganhe até 5% de espaço. Em um imóvel de 200m², por exemplo, o ganho pode ser de até 10m², espaço suficiente para a construção de um pequeno escritório ou uma área de serviço.

Então, gostou de entender melhor as questões sobre a espessura da parede de drywall? Se você possui outras dúvidas, deixe o seu comentário!

 

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!