51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Sistema EIFS – O revestimento térmico do Steel Frame

O Steel Frame é um sistema muito versátil. Permite vários tipos de revestimentos externos. O mais eficiente na questão térmica é o chamado sistema EIFS.

A construção civil desempenha um papel essencial no desenvolvimento de nossa sociedade. Graças a ela, a maioria das pessoas pode usufruir de conforto e comodidade em suas vidas.

Dessa maneira, ela sempre passa por constantes transformações e mudanças. À medida que o tempo passa, as demandas do mercado aumentam e um engenheiro civil precisa manter-se atualizado em relação às melhores práticas e tecnologias.

Em vista disso, os processos construtivos devem ser rápidos e eficientes. Assim, o sistema EIFS é uma solução que vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no mercado.

Mas você, nosso leitor, sabe o que ele é ou como ele funciona? Pois então, neste post, mostramos a definição e quais os benefícios da utilização desse recurso. Tenha muita atenção em sua leitura e tire suas dúvidas!

Sistema EIFS – O que é?

antes e depois sistema eifs

isolamento térmico sempre foi uma questão muito importante para a construção civil. Quando ele não existe, os usuários de uma edificação têm problemas para utilizá-la. Por isso, pesquisadores do mundo todo reúnem seus esforços e recursos para criarem metodologias mais eficientes.

O steel frame é uma prática construtiva que já está muito bem consolidada no mercado consumidor. Apresentando várias utilidades e usos, ele trouxe inúmeras opções para o mercado brasileiro de construção.

Em meio a esse cenário, o sistema EIFS compõe o acabamento externo do steel frame. Ele tem a função de proteger o edifício, garantir um aspecto estético agradável e criar um ambiente de conforto interno, eliminando as pontes térmicas.

Também chamado de isolamento térmico de fachadas pelo exterior ou estuco, ele é formado pelos seguintes componentes:

  • Placas OSB (Oriented Strand Board) — ou, em português, painel de tiras de madeiras orientadas;
  • Membrana contra umidade;
  • Poliestireno Expandido (EPS), conhecido popularmente como isopor;
  • Arandelas ou arruelas;
  • Tela de proteção de PVC;
  • Cantoneira PVC com tela;
  • Massa niveladora.

sistema EIFS instalação

Quais são as vantagens

Após conhecer o que é esse importante conceito da construção civil, chegou o momento de você descobrir os benefícios dele. Confira-os abaixo:

Maior durabilidade

A durabilidade é um indicador da performance de um material. De nada adianta apresentar praticidade e manuseio facilitado se a resistência do produto é pequena. Nessas situações, os processos de reparo e de manutenções oneram o orçamento de uma obra e atrapalham a experiência dos usuários de uma edificação.

O sistema EIFS tem grande durabilidade e não racha tanto quanto os outros materiais. Grandes variações térmicas, como as que acontecem em regiões mais frias do país, exigem uma elasticidade muito grande de seus componentes. Desse modo, o isopor em sua composição faz com que a placa de vedação não seja comprimida.

Não agrega peso à estrutura

O peso de uma estrutura influencia diretamente no carregamento da fundação do edifício. Quanto maior ele for, maior serão os esforços solicitantes nos elementos de sua base, aumentando o consumo de aço e de concreto e suas dimensões físicas.

Como o sistema EIFS é muito mais leve do que os outros componentes do Steel Frame, o peso total da estrutura não é alterado. Assim, é possível economizar no dimensionamento de suas fundações.

Esse sistema somado às paredes e forros drywall internos das construções torna toda a obra muito leve.

Bom isolamento térmico e acústico

Como dito anteriormente, o sistema EIFS elimina as pontes térmicas de um edifício. Assim, é criado um isolamento integral do edifício, o que impede o ganho ou a perda de energia pelos elementos estruturais.

Seja no verão ou no inverno, ele apresenta uma ótima capacidade de regulação da temperatura do ambiente. Portanto, ele reduz o consumo de energia para o aquecimento ou arrefecimento dos cômodos, tornando-o um material ecologicamente correto e diminuindo o gradiente de temperatura.

Ao contrário das placas cimentícias que absorvem o calor e demoram para resfriar, a troca de temperatura do EIFS é rápida.

Lembre-se também que o uso do isopor garante um bom isolamento acústico, melhorando ainda mais o conforto de seus usuários.

Fácil instalação

O tempo que seus funcionários gastam em suas funções também influencia no sucesso de uma obra. Quando eles são bem treinados e capacitados, os resultados positivos são alcançados e você tem menos problemas em seu canteiro.

Atualmente, ainda existem técnicas e ferramentas ultrapassadas que colocam em risco a entrega de uma obra. Ademais, imprevistos e problemas podem acontecer, o que preocupa a maioria dos engenheiros civis.

Utilizando o sistema EIFS, você consegue fazer de 10 a 20 m² de finalização por dia, acarretando no aumento de produtividade e facilitando o cumprimento dos prazos de seu planejamento. Além disso, ele exige apenas um colaborador para ser executado, favorecendo ainda mais a melhoria dos processos construtivos.

O vídeo abaixo representa a facilidade de instalação do sistema.

Várias opções de fachadas

Além de ser estruturalmente estável, uma edificação precisa ser atrativa e bem-vista por seus usuários. Essa metodologia da construção civil apresenta inúmeras opções de texturas, cores e tipos de acabamento.

Assim, é possível conciliar a estética, a eficiência energética e o desempenho estrutural em sua obra.

Redução de despesas

A questão financeira é outro fator que determina o sucesso de um empreendimento. O sistema EIFS exige poucas manutenções e é instalado com rapidez.

Desse modo, os custos de mão de obra são reduzidos e um engenheiro pode alocar seus recursos financeiros com mais eficiência.

Aspecto final

O aspecto final do EIFS é liso, podendo ser texturizado com qualquer tipo de textura simples.

Quais são os cuidados que ele exige

Assim como todos os outros sistemas construtivos, o isolamento térmico de fachadas pelo exterior também necessita de manutenções periódicas. Por mais que ele seja muito resistente e maleável, nunca deixe de verificar a existência de mofos e, quando acontecer um temporal, analise os danos causados em sua estrutura.

O mercado construtivo nacional ainda é um pouco resistente a mudanças e inovações, porém, essa ideologia atrapalha a performance de uma obra e deve ser mudada o quanto antes.

Alguns profissionais acreditam que o sistema EIFS não atende às exigências de desempenho por causa do isopor em sua composição. Isso é um equívoco e um engenheiro civil de sucesso precisa acabar com essa confusão de conceitos.

Tenha em mente que o sistema EIFS é muito versátil e pode ser utilizado em construções residenciais e comerciais.

A sustentabilidade é outro fator que o diferencia das demais técnicas de construção e permite que você preserve a natureza sem prejudicar a qualidade de seu serviço.

Portanto, antes de tomar qualquer atitude em seus projetos, veja se as exigências de seus clientes condizem com as características desse sistema construtivo.

Quer continuar aprendendo sobre inovações na construção civil? Baixe agora nosso material completo sobre como confiar no Light Steel Frame!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!