51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Tipos de paredes drywall: descubra todas as existentes

tipos de paredes drywall1

São diversos os tipos de paredes drywall disponíveis no mercado atualmente. Eles funcionam através de características específicas, viabilizando a sua usabilidade em diferentes situações.

Neste artigo, você entenderá quais são os principais tipos de paredes em drywall e suas principais características.

Continue a leitura!

Entenda quais são os diferentes tipos de paredes drywall

As paredes em drywall consistem em um sistema moderno de construção a seco, que podem ser utilizadas em projetos com diferentes finalidades, alterando o desenho e estrutura de uma residência ou prédio comercial. Quando comparada a outros processos construtivos (como a alvenaria ou propriedades construídas em madeira), as paredes em drywall se destacam pela sua rápida edificação.

A rapidez no processo de construção das paredes em drywall se deve à composição do material, uma estrutura metálica e placas de gesso fixadas em ambos os lados, método que torna o sistema extremamente vantajoso quando comparado às paredes de alvenaria.

Existem três diferentes tipos de chapas de drywall: as Chapas Drywall Standard (ST) que possuem a cor branca, as Chapas Drywall Resistentes à Umidade (RU) que tem a coloração verde e as Chapas Drywall Resistentes ao Fogo (RF), de cor rosa.

Os tipos de paredes em drywall e suas principais finalidades

Como vimos, são três os diferentes tipos de paredes em drywall: as Drywall Standard (ST), as Resistentes à Umidade (RU) e as Resistentes ao Fogo (RF). Porém, você sabe quais são as suas principais finalidades?

As paredes confeccionadas em Chapas Drywall Standart (ST) são as mais comuns e mais frequentemente utilizadas em projetos arquitetônicos em geral. Elas são recomendadas para áreas secas e, além de serem utilizadas com a função de paredes, também podem ser aplicadas como forros.

Paredes de drywall instaladas em áreas consideradas úmidas ou molhadas, como banheiros, cozinhas ou lavanderias devem utilizar as chapas de drywall verde do tipo RU. Devido a sua composição química, que inclui componentes hidrofugantes, as paredes de drywall do tipo RU são protegidas contra qualquer tipo de umidade, garantindo maior durabilidade em ambientes molhados.

tipos de paredes drywall.jpg

É importante destacar que a impermeabilização da base da parede de chapa verde é extremamente recomendada, devendo ser feita com a altura mínima de 20 centímetros do piso. As paredes em drywall do tipo RU Não são a prova da água, ou seja, não devem ser utilizadas em ambientes como saunas, pois nesses locais a umidade costuma ser constante.

As placas Resistentes ao Fogo (RF) possuem fibra de vidro em sua composição, o que garante maior resistência ao fogo e ao calor. Dessa forma, paredes de drywall confeccionadas com o material devem ser utilizadas áreas com risco de incêndio (lareira, algumas áreas da cozinha), em escadas enclausuradas e saídas de emergência.

Então, gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de paredes drywall? Deixe o seu comentário!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!