51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Treinamento Steel Frame Sulmódulos: veja por que você deve fazer

Treinamento Steel Frame Porto Alegre

Com o passar dos anos, novos produtos e técnicas surgiram e mudaram a forma com que um engenheiro se relaciona com clientes, fornecedores e colegas de trabalho.

Sendo assim, é essencial acompanhar as tendências e se preparar para utilizar o que há de mais moderno e eficiente no mercado. Ficar parado no tempo faz com que você perca oportunidades de negócio e não finalize a obra no menor prazo.

Neste post, falaremos sobre uma dessas tendências: o steel frame. Ele é uma metodologia construtiva estruturada em perfis de aço galvanizado formados a frio. O steel frame suporta a carga da edificação e trabalha em conjunto com outros sistemas industrializados.

Por conta disso, existem procedimentos e regras que devem ser respeitados. Com a utilização correta do steel frame, é possível alcançar resultados incríveis, reduzir despesas e respeitar o meio ambiente.

Alguns construtores ainda não sabem o que é o steel frame ou quais são todas as suas vantagens. Nesse cenário, o treinamento steel frame surge como uma ótima forma de se conhecer essa solução ― para posteriormente aplicá-la em suas obras.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o post para conferir!

O treinamento Steel Frame mostra como montar uma casa?

Esse é um questionamento muito comum. Ao trabalhar com o steel frame, é necessário conhecer vários aspectos que envolvem outros sistemas de construção.

Em um primeiro momento, os alunos têm aulas sobre o embasamento teórico essencial para o bom desempenho de uma construção em steel frame. Após isso, acontecem aulas práticas que reforçam o conteúdo passado e ajudam a tirar dúvidas e solucionar problemas.

Então, sim, você vai aprender a fazer todas as instalações e etapas de construção de uma casa. Com isso, você será capaz de realizar pequenas obras, como uma cobertura metálica para telhado e até mesmo um novo pavimento para uma residência.

Quais são os principais tópicos do curso?

Durante os estudos, vários temas são abordados, tais como:

Interpretação de projetos

Saber ler um projeto é uma característica de qualquer profissional da construção civil, seja ele engenheiro, arquiteto ou pedreiro.

Por isso, é fundamental dominar as nomenclaturas e identificar com facilidade e agilidade detalhes dos projetos. Assim, você tem mais autonomia para tomar decisões, encontrar erros e propor novas soluções para a sua obra.

Imagine o seguinte exemplo: você está com um problema em seu canteiro, pois a solução adotada pelo cliente é inviável ou não condiz com o orçamento estabelecido. Caso identifique essa questão ao analisar o projeto em um primeiro momento, evita-se gastos e horas de trabalho desnecessárias, não é mesmo?

No treinamento steel frame da Sulmódulos, os participantes adquirem esse conhecimento e descobrem como interpretar uma planta e transformá-la em uma casa ou cômodo.

Também conhecem o BIM – sistema que integra toda a obra no projeto antes mesmo de começar a construção.

Ferramentas de trabalho

Atualmente, vários equipamentos fazem parte da rotina dos profissionais da construção civil. Apesar disso, alguns ainda não sabem como manuseá-los corretamente e acabam provocando acidentes e atrasando o cronograma da obra.

A fim de evitar essas situações, o treinamento steel frame ensina a diferenciar as ferramentas utilizadas nesse tipo de obra, afinal, cada uma de suas etapas, como a escavação da fundação e a execução da estrutura de steel frame, exige ferramentas e insumos diferentes.

Ter esse conhecimento agrega valor ao seu trabalho e permite o aumento de produtividade no canteiro.

Fundação e fixação do sistema

Os elementos de fundação de uma estrutura garantem a sua estabilidade e transmitem a carga para o solo. Dessa forma, é necessário ter muito cuidado ao calculá-los e executá-los: os radiers e as sapatas são bons exemplos.

No caso do steel frame, ainda existe uma preocupação a mais: a fixação do sistema com a fundação. Nessas horas, devem ser utilizadas boas práticas para prevenir acidentes e garantir a estabilidade da residência.

Essas questões são amplamente discutidas no decorrer do curso, como os tipos de chumbadores e as formas de fixação.

Montagem e estruturação dos painéis

Durante o período de realização do curso, são realizadas aulas para demonstrar como devem ser a montagem e a estruturação dos painéis de steel frame. Além do mais, são feitos vários tipos de panelização, internas e externas.

Instalações elétricas e hidráulicassistema pex

As instalações de uma residência merecem atenção especial de um profissional do ramo construtivo. São elas que criam um ambiente aconchegante e que satisfazem as expectativas dos clientes.

No caso do steel frame, os sistemas elétricos e hidráulicos precisam respeitar certas regras para não colocar em risco a estabilidade da estrutura. Os alunos aprendem como passar fios, conduítes e canos e como são os montantes com as perfurações para essas passagens.

Além disso, ensina-se a preparação adequada do montante para aguentar a esquadria e o contraventamento. Sem esses princípios, as ações horizontais, como o vento, podem abalar a estrutura, já que a rigidez do edifício não é garantida.

Tipos de acabamentos

A entrega das chaves é um dos momentos mais esperados em uma obra, não é mesmo? Nessa hora, tudo deve estar de acordo com o projeto para transformar os desejos do cliente em realidade.

Isso só acontece quando os acabamentos foram usados de maneira correta, respeitando as normas existentes e os padrões de qualidade exigidos pelo mercado. Portanto, é necessário conhecer os tipos de acabamentos e as suas principais características.

Um acabamento muito utilizado é o sistema EIFS, que vem crescendo muito no Brasil.

Existem pré-requisitos para fazer o treinamento?

Apesar de ter uma linguagem simples e muito didática, o curso exige noções básicas de instalações de drywall. Também é válido ter uma especialização técnica na área de arquitetura e engenharia.

Por que fazer o treinamento steel frame da Sulmódulos?

Como dissemos no início do post, é perceptível que várias mudanças aconteceram na construção civil. Hoje, nos deparamos com edificações que desafiam os limites da física e da imaginação humana.

O steel frame é uma tecnologia já muito utilizada mundialmente e que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, gerando grande carência de profissionais especializados nessa área.

Além de ser um sistema sustentável, é leve e mais rápido para construir.

Aqueles que se especializam primeiro têm mais chances de sucesso e conseguem ganhar mais experiência. Agregar um novo sistema ao seu portfólio é uma ótima maneira de atuar em vários setores e oferecer um serviço completo aos clientes.

Enquanto alguns sabem apenas trabalhar com o acabamento interno (drywall), você fica apto a montar uma residência completa com o treinamento steel frame da Sulmódulos.

Com instrutores especializados no assunto e uma infraestrutura de qualidade, você terá um treinamento intensivo durante 3 dias e que trará bons resultados para a sua carreira. Lembre-se de que não é necessário trazer ferramentas ou equipamentos de proteção individual.

Veja aqui os melhores momentos da última edição do Treinamento Steel Frame Sulmódulos.

Quer aprender as melhores técnicas para executar obras de qualidade em steel frame? Basta entrar em contato com a nossa empresa!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!