51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Veja como e quando aplicar divisórias em ambientes corporativos

divisorias porto alegre

Um ambiente corporativo deve ser pensado em cada detalhe, para oferecer conforto aos colaboradores que trabalham ali. Também para transmitir uma imagem de profissionalismo, qualidade e mesmo traduzir os valores daquela empresa. Afinal, o espaço de trabalho diz muito sobre uma organização, não é mesmo? Justamente por isso, as divisórias para ambientes têm tudo para ser uma excelente alternativa nessas situações.

As divisórias são uma possibilidade versátil e eficiente, que permitem uma organização do espaço de acordo com o seu uso. Elas tem foco no bem-estar e no melhor aproveitamento de cada área.

Assim, é possível isolar determinados ambientes, tornando o escritório mais funcional. E, além disso, elas podem ser utilizadas, inclusive, com fins decorativos.

Hoje em dia estão disponíveis diversas opções no mercado, com várias cores e acabamentos e isso pode e deve ser levado em consideração no momento de se projetar o espaço.

Elas podem ser uma forma de tornar o ambiente mais moderno, bonito e aconchegante.

Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre o assunto, avaliando quando as divisórias devem ser utilizadas e quais são as suas maiores vantagens. Aproveite a leitura!

divisorias para escritorio

A versatilidade das divisórias

As divisórias para ambientes são extremamente versáteis, o que significa que podem servir aos mais diversos objetivos dentro de um espaço. O seu principal diferencial se encontra na facilidade de instalação e manutenção.

Ou seja, ao optar por utilizar as divisórias em um espaço, você pode ter a tranquilidade de que todos os processos serão extremamente simples e eficientes.

Além disso, o cliente final também sai ganhando, uma vez que as divisórias não necessitam de acabamento e possuem manutenção simples, bastando uma limpeza rápida para que estejam sempre conservadas.

E, justamente por virem prontas para a instalação, não dependendo de outros acabamentos e reparos, elas acabam sendo, também, uma opção financeiramente interessante.

Aqui, vale um destaque para as divisórias mais tradicionais do mercado, da Eucatex, do modelo Diviluv/Naval. São divisórias de ótima qualidade, que vêm sendo usadas pelos mais diversos setores. Isso ocorre pelo seu excelente custo de aquisição, bom funcionamento e variedade de cores e acabamentos.

Além disso, elas são extremamente leves, o que facilita a instalação, tornando o processo ainda mais simples e rápido!

Materiais e composição

Com os avanços tecnológicos, estão surgindo no mercado cada vez mais modelos de divisórias de ambiente. Elas devem ser escolhidas de acordo com as suas funcionalidades. Os objetivos do espaço onde estarão inseridas e até mesmo as preferências do engenheiro e do cliente também contam.

Hoje em dia, alguns materiais se destacam na composição das divisórias e vale a pena conhecer cada um deles para selecionar aquele que mais se adéqua às necessidades de cada um dos espaços.

A divisória de PVC pode ser utilizada em qualquer ambiente. Costuma ser a mais escolhida para banheiros e vestiários, pois são extremamente fáceis de se limpar, além de ter ótima capacidade de vedação.

Existem também as já mencionadas divisórias leves de Divilux/Naval. Estas são utilizadas nos mais diversos ambientes, com variadas configurações: inteiras ou meia altura, fixas ou móveis, tudo de acordo com as preferências dos idealizadores do projeto e, claro, com as necessidades de cada espaço.

Por fim, as divisórias BP Plus são mais resistentes quanto a riscos e arranhões. Tem também uma manutenção extremamente simples. São muito utilizadas em escritórios e até mesmo em espaços residenciais.

Para além dos modelos tradicionais, é sempre interessante pesquisar as tendências do mercado. Pode-se buscar novidades que podem ser a solução ideal para o seu projeto.

A instalação das divisórias é ainda mais rápida e eficiente se o responsável pelo projeto, seja o arquiteto ou engenheiro, enviar o detalhamento e as especificações para a empresa com antecedência. Assim, a equipe já chega com o material preparado, sabendo exatamente o que fazer e onde fazer, economizando um tempo precioso.

divisórias de pvc em escritório

Divisórias de PVC – Laváveis e resistentes.

Normas técnicas de uso

A instalação e utilização de divisórias de ambiente é bem simples, mas deve respeitar algumas normas técnicas que vão garantir maior durabilidade do material e, principalmente, maior conforto e segurança para a equipe de trabalho que vai ocupar aquele espaço no dia a dia.

Por isso, é muito importante conhecer as normas e exigências, garantindo um projeto bem-sucedido em todas as etapas. Os painéis com altura a partir de 90 centímetros devem seguir as normas da NBR 13.964/2003 (Móveis para Escritórios – Divisórias Tipo Painel) enquanto as que vão do piso ao teto seguem a NBR 15.141/2004 (Móveis para Escritórios – Divisórias Tipo Piso – Teto).

As normas falam sobre materiais utilizados, que devem ser obrigatoriamente autoextinguíveis, ou seja, não causar chamas. A utilização de vidros especiais de segurança também deve ser observada, bem como outros detalhes como espessura do material. Portanto, antes de iniciar a instalação, certifique-se de adquirir um material que atende às exigências.

Vantagens da aplicação

A aplicação das divisórias para ambiente é realmente muito simples, podendo ser feita em um único dia.

O cliente pode escolher entre cores pré-determinadas. Isso dá mais mobilidade ao projeto e garantindo harmonia com a identidade visual da empresa. Além disso, as ferragens também têm diversas opções de cores, como preto, bege, azul e ocre, ficando a critério do cliente essa escolha.

Como já mencionamos, a instalação não precisa de acabamento. Isso faz com que os custos sejam bem acessíveis, até mesmo para uma empresa que está começando o seu negócio.

As divisórias para ambientes são, realmente, uma ótima pedida para um espaço corporativo. Analisando todas as vantagens da sua utilização, fica impossível não apostar nesse recurso para tornar o espaço mais funcional e organizado.

E, lembre-se: enquanto engenheiro de uma obra, você pode e deve apresentar soluções eficientes como essa.

Para ficar por dentro de outras tendências e processos que podem fazer toda a diferença na sua obra, recomendamos a leitura do nosso e-book Saiba porque confiar no sistema LightSteelFrame”. A leitura é um manual sobre o sistema construtivo que mais cresce no Brasil e pode ser de grande utilidade em sua atuação.

Boa leitura e bom trabalho!