Como o sistema Steel Frame traz mais praticidade para as construções

Como o Steel Frame traz praticidade nas construções

Em tempos de crise, gestores e empregados de todas as áreas precisam buscar alternativas para otimizar atividades e reduzir custos, visando garantir a boa saúde do negócio. No setor de engenharia, o cenário não é diferente, entretanto os profissionais têm encontrado em um sistema que vem chegando devagar ao Brasil — apesar de ser utilizado há décadas em países desenvolvidos — o caminho para tornar as construções mais práticas, econômicas e sustentáveis é o Steel Frame.

Por que escolher o Steel Frame na sua próxima obra

São algumas das vantagens do Steel Frame, método que ganha, à medida que comprova sua eficiência e seu excelente custo-benefício, cada vez mais espaço no mercado nacional de Engenharia Civil:

  • Construção mais leve;
  • Eficiência produtiva;
  • Redução de custos;
  • Redução impactos ambientais;
  • Mão de obra qualificada;
  • Curto prazo de execução da obra;
  • Padrão de obra superior;
  • Conforto térmico e acústico;
  • Menos desperdício de produtos.

 

Em resumo, o sistema, na comparação com o modelo tradicional de construção de alvenaria, substitui completamente toda a estrutura de concreto, tijolos e blocos por uma estrutura em aço galvanizado revestido por placas que não utilizam concreto, o que torna a obra mais leve, mais prática e mais barata.

Conheça aqui as vantagens oferecidas pelo Steel Frame e saiba por que o sistema é a melhor alternativa para você, sua empresa e seus clientes.

Inscreva-se e receba as principais informações sobre Construção à SecoSteel Frame direto em seu e-mail:









Obra entregue em pouco tempo

Quem investe em uma edificação costuma querer vê-la pronta o quanto antes.

Aí está um dos principais benefícios do Steel Frame, que, por suas características, reduz em até 60% o tempo de execução da obra se comparado a uma construção convencional em alvenaria.

A redução do tempo está ligada, principalmente, a dois fatores:

  • o modelo das placas de fechamento (que podem ser OSB, cimentícias, Drywall, siding vinílico ou outros materiais — a escolha depende do local de instalação e da arquitetura da edificação);
  • e o tipo de fundação necessária.

As placas são pré-fabricadas e, por isso, podem ser moldadas em qualquer lugar — na sede do fornecedor, por exemplo — e levadas para o local da construção apenas na fase de montagem, cumprida em apenas um dia, dependendo da obra.

O caso do Drywall Porto Alegre também é um produto pré fabricado, que chega em placas na obra e é instalado na estrutura.

Em relação à etapa de fundação, o sistema Steel Frame utiliza o tipo Radier, uma fundação rasa, que funciona como uma laje e distribui uniformemente toda a carga da edificação pelo terreno.

Por se tratar de uma estrutura colocada sob o solo, não é necessário escavação, o que reduz significativamente o tempo gasto com esta fase da obra.

Construção de um fechamento em Steel Frame de um hotel inteiro em apenas 30 dias no Rio Grande do Sul:

Steel Frame: sistema sustentável

sustentabilidade steel frameA sustentabilidade é outro fator que conta pontos para que o Steel Frame seja um modelo construtivo eficiente e cada vez mais adotado pela engenharia brasileira — já foi aderido por grandes construtoras, inclusive.

Uma das principais medidas sustentáveis do sistema é a utilização de materiais reciclados, como a Lã de Pet — manta instalada entre as placas de fechamento para garantir isolamento acústico e térmico da edificação, que é produzida com fibra de poliéster proveniente de garrafas pet, em processo que utiliza fornos aquecidos com gás natural — com emissão mínima de CO2 (mais um ponto no quesito sustentabilidade!).

Além disso, uma das opções de fechamento na construção Steel Frame, são as placas do tipo OSB (Oriented Strand Bord), fabricadas com madeira de reflorestamento, que não exige devastação da natureza, o que também comprova o caráter sustentável do modelo.

O cuidado do sistema com o meio ambiente está refletido, ainda, na preservação de água, afinal o Steel Frame trata-se de um modelo de construção a seco, que, dentre outras características, utiliza água exclusivamente no concreto da fundação e na limpeza das ferramentas, atingindo praticamente consumo zero desse recurso.

Menos desperdício e mais limpeza

Quem não gosta de uma obra limpa e organizada, não é mesmo?

Pois saiba que essa é mais uma vantagem do Steel Frame, que tem índice de produção de resíduos de apenas 1% — dependendo da obra, o desperdício pode chegar a zero.

Quando o sistema é o escolhido desde a elaboração do projeto, todos os materiais são pré-fabricados de acordo com as medidas da estrutura, o que impede o acúmulo de entulhos.

Além disso, as instalações elétricas e hidráulicas nesse tipo de construção são feitas antes da colocação das placas de fechamento, ou seja, não será necessário aquele “quebra-quebra” comum em obras, que também é responsável pela produção de muita sujeira e desperdício.

Benefícios para os clientes

Se mesmo apresentando todas essas características do sistema, você ainda não conseguiu se convencer ou provar para seu cliente a eficiência do modelo, saiba que os benefícios não param por aqui.

Os métodos construtivos do sistema vão garantir benefícios a longo prazo, como a eliminação da umidade — uma membrana que envelopa toda a edificação por dentro impede que a umidade externa entre e faz com que a interna saia — e o isolamento termoacústico.

Além de proteger os ambientes de ruídos externos, materiais como a Lã de Pet mantêm a temperatura interna da edificação estável, o que faz, por exemplo, com que equipamentos de ar-condicionado precisem trabalhar menos, resultando em economia de energia para o cliente.

estrutura steel frame

Excelente custo-benefício

Você deve estar pensando que um sistema com tantos benefícios como esse vai custar muito mais caro, não é mesmo? Pois saiba que está enganado.

Uma obra feita em Steel Frame requer investimento semelhante ao feito em uma construção de alvenaria, pois mesmo que alguns materiais necessários para a utilização do modelo tenham um custo mais elevado, o gasto é compensado com economias feitas ao longo da obra (com água, por exemplo).

Por requerer menos trabalho manual e profissionais especializados para a montagem e desmontagem das peças, o Steel Frame elimina um dos maiores desafios da Engenharia Civil, do ponto de vista tanto do preço quanto da eficiência: a mão de obra humana.

Somando todos os fatores, é fácil garantir que o modelo oferece um excelente custo-benefício e, por isso, deve se consolidar, nos próximos anos, como a melhor alternativa para a Construção Civil brasileira.

Mais informações sobre Steel Frame? Entre em contato com nossa equipe!

Consulte um especialista – (51) 3349.6800

Envie um e-mail – sulmodulos@sulmodulos.com.br 

 

Não deixe tembém de nos seguir no Facebook e no LinkedIn para não perder nenhum de nossos conteúdos!

Solicite uma cotação:

Preencha abaixo e entraremos em contato com você!

Venha nos visitar!