Como Pintar Paredes e Forros Drywall

Os sistemas construtivos de paredes, forros e revestimentos em chapas de gesso para drywall (já muito utilizados no Brasil há alguns anos em obras comerciais e residencias) são instalados sempre internamente nas construções e são compostos basicamente por placas de gesso fixadas sobre estruturas de aço galvanizado na espessura e galvanização correta estipulada pela norma, com parafusos, acessórios, fitas e massas próprios para drywall.

O Drywall com um ótimo acabamento é essencial para o sistema ser reconhecido no mercado por todas suas vantagens e características.

Para isso, a pintura deve ser de qualidade para não tornar a aparência das juntas e fitas defeituosas.

A pintura com a melhor qualidade possível para ficar com o aspecto bonito é sempre exigida por clientes com ambientes residenciais ou comerciais de alto padrão que tenham utilizado drywall na obra.

Para isso, não devem aparentar imperfeições na superfície quando for submetida à incidência de luz natural ou artificial intensa, como a luz vindas de grandes janelas ou ambientes com bastante iluminação.

Qualquer defeito na instalação do gesso ou da pintura fica visível ao cliente e o sistema acaba tendo a ideia de que não é o ideal.

Para a aparência ficar excelente na pintura do drywall, recomenda-se que sejam seguidos os seguintes passos:
• Aplicação de fundo pigmentado diluído, conforme a fábrica da tinta usada recomenda.

• Aplicação de uma ou duas demãos de massa niveladora para alvenaria (a famosa massa corrida) em toda a superfície a ser pintada e deixar secar, tanto nas paredes quantos nos forros em drywall, também conforme a fábrica deste produto recomendar em relação ao consumo e aplicação.
• Lixamento cuidadoso de toda a superfície com uma lixa grana de 220/280 (ou similar) aplicada numa base (por exemplo o taco de madeira), para manter a lixa sempre plana.

• Retirar e limpar todo o pó gerado de toda a superfície que foi lixada.

• Aplicação de duas a três demãos de tinta Premium diluída a marca a sua escolha e deixar secar cada demão completamente antes da próxima aplicação, conforme a fábrica do produto recomendar.

Além de preparar as massas drywall da forma certa, também é preciso preparar a tinta antes da pintura. Todos os produtos devem ser agitados antes do uso. Isso deixa a tinta como uma mistura única, deixando todo o conteúdo dela uniforme antes de aplicar para não deixar marcas de cores diferentes nas superfícies pintadas. Para diluir o produto da forma certa, observe sempre as especificações de cada fabricante para seguir o que estiver contendo como recomendação em cada embalagem.

Essas recomendações são para um tipo de pintura Premium, superior a outros tipos. Também existem tipos de pintura mais básicos.

Para uma pintura básica, é possível utilizar uma tinta mais econômica, que é diluída a 50% como base. Ela também deve ser aplicada em 2 ou 3 demãos, após a secagem total da demão anterior.

Já para uma pintura com uma qualidade um pouco melhor, é necessária a aplicação de fundo pigmentado como base antes da pintura final. Nesse tipo de pintura drywall, a tinta utilizada é a Standard, e também deve-se aguardar a secagem total da demão anterior antes da aplicação da próxima.

O instalador profissional sabe da importância de um trabalho de pintura bem feito no seu sistema instalado, por isso deve sempre recomendar esses passos ao pintor caso não seja ele que realiza o serviço.

 

Solicite uma cotação:

Preencha abaixo e entraremos em contato com você!

Venha nos visitar!