Estrutura metálica para telhados: Conheça os benefícios

estrutura metalica para telhados sulmodulos

A engenharia civil sempre desempenhou um importante papel no desenvolvimento de nossa sociedade. Com o passar dos anos, o conforto e a comodidade tornaram-se acessíveis para grande parte da população.

A cobertura de uma edificação deve protegê-la de intempéries naturais e antrópicas. Além também de regular a temperatura interna de seu ambiente. O fator estético também deve ser considerado, atendendo aos desejos de seus moradores e usuários.

Assim, todas as construções precisam ser fundamentadas em elementos estruturais resistentes e adequados às suas necessidades. Em meio a esse cenário, a estrutura metálica para telhado vem ganhando força no mercado ao oferecer diversos benefícios para quem a utiliza.

No post de hoje, mostraremos quais são as vantagens que a utilização de uma estrutura metálica para telhados pode proporcionar. Prossiga com a leitura e fique por dentro do assunto.

Resistência maior

Ao dimensionar a cobertura de sua edificação, é preciso ficar muito atento aos esforços que ela será submetida. Isso a fim de projetar uma solução resistente e eficiente.

Quando comparado aos outros materiais, como a madeira, o aço apresenta maior resistência a vários tipos de solicitações. Assim dá mais opções de trabalho para um engenheiro.

É importante lembrar que todas as construções da engenharia civil precisam respeitar os critérios de resistência estipulados pelas normas. Veja algumas das principais normas para elementos de aço abaixo:

  • NBR 14762/2011 – Dimensionamento de Estruturas Constituídas por Perfis Formados a Frio – Procedimento
  • NBR 8681/2003 – Ações e Segurança nas Estruturas – Procedimento
  • NBR 8800/2008 – Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios
  • NBR 6355/2003 – Perfis Estruturais de Aço Formados a Frio – Padronização

Custos reduzidos

A diminuição de despesas é algo que todo empreendedor quer aplicar em sua gestão de obras, não é mesmo?

Na busca pela redução de custos, muitos acabam tomando atitudes que colocam em risco a segurança de seus colaboradores e o sucesso de seus empreendimentos.

Mas aquele que utiliza uma estrutura metálica para telhados só tem a ganhar em sua gestão. Como os profissionais envolvidos são extremamente capazes e bem preparados, a taxa de retrabalho quase não existe.

Já que os aços estruturais são resistentes à tração, compressão e cisalhamento e são mais leves, o alívio das cargas nas fundações pode surpreender muitos engenheiros.

Assim, os gastos em seu dimensionamento e execução são reduzidos. Isso permite a realocação de recursos financeiros em outras áreas de seu canteiro de obras ou até mesmo aumentando seus lucros.

Evitação de atrasos

Em um canteiro de obras, acontecem várias atividades simultaneamente. Além disso, algumas etapas só podem ser realizadas após a conclusão de outras. Nesses momentos, qualquer tipo de atraso pode ser crucial para colocar seu orçamento e o seu cronograma em risco.

Normalmente, as peças metálicas são transportadas por seus fornecedores, fazendo com que os perfis cheguem à sua obra prontos para serem instalados. Consequentemente, a logística de seu empreendimento é aprimorada e sua produtividade aumenta.

Porém, não se pode esquecer de armazená-los de forma correta, em local coberto e fora do alcance de componentes químicos que possam causar corrosão.

Equipe especializada

Na engenharia civil existem vários tipos de profissionais, com diversas formações e origens. Independentemente do grau de escolaridade deles, todos devem trabalhar em conjunto para que as demandas do mercado sejam atendidas e para que as obras sejam construídas com eficiência.

Uma estrutura metálica para telhados precisa ser projetada e instalada por uma equipe especializada e muito experiente. Como a montagem de seus componentes é de fácil entendimento, quando comparada com outros métodos construtivos, é possível contar com uma equipe mais enxuta.

Devido às grandes possibilidades de perfis, formas e utilidades, é necessário escolher seus componentes de maneira correta. Portanto, promova cursos de especialização para treinar seus colaboradores e entregue suas obras dentro do prazo.

Também fique atento para acompanhar as novidades do mercado e nunca deixe os estudos de lado. Assim, sempre que for solicitado por algum cliente, você terá respostas e soluções inovadoras.

Projetos sustentáveis

A preservação dos recursos naturais do nosso planeta é um assunto que não pode ser deixado de lado, pois é essencial para o futuro das próximas gerações. Como consequência disso, um engenheiro civil precisa tomar atitudes sustentáveis em sua rotina de trabalho.

A adoção do aço estrutural é uma ótima opção para quem quer promover o consumo consciente sem se esquecer dos critérios de resistência e trabalhabilidade. Por ser um material totalmente reciclável, o aço vem sendo utilizado na construção civil com grande recorrência.

Para aproveitar essa tendência e alcançar seus objetivos, faça uso de uma estrutura metálica para telhados o quanto antes em sua gestão e veja os resultados positivos surgirem naturalmente.

Nesse mesmo quesito, outro grande benefício é a ausência da geração de entulhos, como os escoramentos e fôrmas em sua obra.

Soluções personalizadas

Como já foi dito anteriormente, a engenharia civil proporcionou vários avanços em nossas rotinas. O concreto armado, apesar de ser largamente usado e já ter grande notoriedade no mercado. Mas ele infelizmente, não pode ser utilizado em todas as situações.

Devido às suas limitações de resistência à tração e à necessidade de curas e escoramentos para garantir sua resistência, ele não consegue vencer grandes vãos.

Além disso, como os projetos arquitetônicos estão cada vez mais arrojados, há a necessidade de se utilizar um material mais resistente. Também deve ser durável e capaz de atender suas exigências estruturais e estéticas.

Com a estrutura metálica para telhados, um engenheiro civil pode dar soluções personalizadas e totalmente customizadas aos desejos de seus consumidores. Isso pode ser o diferencial que você tanto procura para sair na frente de seus concorrentes e atrair novos clientes.

Como pode-se perceber, a estrutura metálica para telhados oferece vários benefícios para seus usuários. Portanto, ao utilizá-la, você consegue manter seu orçamento financeiro equilibrado sem se esquecer da qualidade em sua prestação de serviço. Deste modo, seu processo produtivo é aprimorado e seus clientes ficam mais satisfeitos.

Siga as nossas redes sociais para ficar por dentro de lançamentos que vão mudar a maneira como você interage com o mercado da construção civil. Estamos no Linkedin e no Facebook!

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!