Ligue para orçamentos

Orçamento de Obras – Como economizar nas construções

orçamento de obras

O momento para a construção civil não é muito favorável. O Produto Interno Bruto (PIB) recuou 3,6% no ano de 2016, e esse setor foi um dos mais atingidos. Entretanto, as previsões para os próximos anos, apesar de modestas, são favoráveis. Para melhorar a situação do momento, um Orçamento de Obras é essencial.

Devido a esses fatores, um engenheiro gerente de obras precisa fazer todo o possível para economizar em seu dia a dia de trabalho. Esse profissional precisa encontrar inúmeras soluções para os problemas que enfrenta e sair na frente de seus concorrentes.

Com o intuito de ajudá-lo, o post de hoje mostra 8 dicas sobre como economizar em um orçamento de obras.

Continue sua leitura e aproveite!

1. Siga os projetos

Em um canteiro de obras, existem diversos tipos de projetos. Alguns deles são:

  • projeto estrutural;
  • projeto de instalações elétricas;
  • projeto de instalações hidráulico-sanitárias;
  • projeto de sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

É muito importante segui-los à risca. Eles foram desenvolvidos por profissionais capacitados e preparados para tal tarefa.

Infelizmente, alguns gerentes de obras, por não os entender ou compreender, acabam tomando atitudes por conta própria, colocando seu canteiro de obras e colaboradores em risco.

Sempre que notar algo de errado ou tiver uma dúvida, entre em contato com a empresa responsável por sua execução e nunca deixe algo para resolver posteriormente, nem crie suas próprias soluções, ok?

2. Economize água e energia

Os recursos naturais em nosso planeta precisam ser utilizados com consciência e sabedoria. Apesar de vivermos em um país em que são encontrados em abundância, faz-se necessário consumir com consciência.

Sempre tenha o controle do funcionamento das torneiras e outras louças presentes em seu canteiro de obras. Conscientize seus colaboradores de que todos devemos usar apenas o necessário, já que as contas de água e de energia podem pesar bastante no orçamento de uma obra.

3. Qualifique sua mão de obra

Os colaboradores são a parte mais importante de uma empresa, e não poderia ser diferente em um canteiro de obras.

Eles são aqueles que executam a parte manual da maioria das atividades como: concretagem de lajes, manuseio de máquinas de terraplenagem, execução das instalações, da modulação de alvenarias e do steel frame.

É extremamente importante que esses profissionais estejam bem preparados e capacitados para exercerem suas funções em um canteiro de obras. Um bom gerente de obras promove treinamentos, workshops e palestras para mantê-los atualizados em relação às melhores técnicas existentes no ramo da construção civil.

4. Trabalhe com fornecedores de qualidade

Um canteiro de obras precisa de diversos insumos para o seu funcionamento, como: cimento, areia, brita, água, cal, gesso acartonado e outros.

Todos têm um certo custo, e é necessário encontrar o preço ideal e um fornecedor que ofereça as melhores formas de pagamento. Portanto, trabalhe apenas com aqueles que atendam às demandas do seu orçamento de obra.

Fique atento para exigir boa procedência e qualidade dos produtos adquiridos em sua gestão, pois, desse modo, é possível diminuir os gastos em seu orçamento sem que haja perda de qualidade.

5. Opte por ideias sustentáveis

Vivemos em uma sociedade em que ser sustentável é essencial para se consolidar no mercado consumidor. O Conselho Internacional de Construção (CIB) diz que a construção civil é o setor que mais consome recursos e materiais em suas atividades.

A gestão de resíduos sólidos é essencial para o bom funcionamento de um canteiro de obras. Além de economizar recursos financeiros, ao realizá-la, o engenheiro mostra aos seus clientes que sua gestão está preocupada com a questão ambiental.

Outras ideias sustentáveis também podem fazer toda a diferença na hora de economizar em seu orçamento de obras. Veja abaixo algumas delas e a sua importância:

  • telhado verde: ao refletirem os raios solares, as plantas evitam a troca de calor entre a construção e o ambiente;
  • energias limpas: ao contrário dos combustíveis fósseis, elas não interferem no ciclo do carbono e são renováveis. Destaque para a energia solar;
  • utilização de água de chuva: além de economizar água, tal atitude favorece a diminuição das áreas impermeáveis das cidades.

Faça uma pesquisa de mercado e encontre os conceitos sustentáveis para a construção civil que mais se adéquem à sua obra.

6. Acompanhe a realização do seu orçamento de obras

Em um canteiro de obras, acontecem várias atividades ao mesmo tempo, e o gestor precisa se preparar para acompanhar seu desenvolvimento. Tudo deve seguir o planejamento e os projetos previamente estipulados para que nada ocorra de errado.

Por exemplo, imagine a perda de dinheiro e de materiais ao ter que executar novamente uma parede que foi locada de maneira errada por falta de supervisionamento.

Um engenheiro precisa ter o controle de tudo que acontece em sua gestão, para tomar as decisões necessárias para aprimorar seu canteiro de obras. Delegue funções e faça com que seus colaboradores o ajudem sempre que possível.

Essa medida pode não ter valor financeiro ou econômico, mas faz toda a diferença rumo ao aperfeiçoamento de sua gestão e, consequentemente, na economia de seu orçamento.

7. Compre equipamentos

A construção civil está repleta de equipamentos específicos a serem utilizados na realização de suas diversas atividades. Alguns construtores optam por alugar essas ferramentas, em vez de adquiri-las.

Em certos casos, o investimento inicial para a aquisição desses produtos pode ser superado, em curto prazo, pela economia gerada em sua utilização. Analise cada caso em sua obra e conclua qual é a melhor opção para a sua gestão.

8. Preze pela comunicação

Pode parecer estranho, mas a comunicação em um canteiro de obras é essencial para o seu bom funcionamento e para a redução de custos.

Quando algo de errado acontecer ou alguma dúvida surgir, todos que ali trabalham precisam ter a liberdade e a oportunidade de comunicar tal acontecimento ao gestor de obras.

Portanto, esse profissional precisa criar um ambiente aberto ao diálogo, em que todos se sintam à vontade para se expressar.

Além do mais, é necessário escutar a opinião de seus colaboradores em relação à sua gestão. Dessa forma, torna-se possível encontrar pontos a serem melhorados em seu canteiro de obras, visando a economia em seu orçamento.

Pode parecer uma tarefa difícil, mas um engenheiro precisa tomar todas as atitudes possíveis para reduzir o orçamento de sua obra e ajudar a sua empresa a se estabelecer no mercado consumidor.

E então, as dicas citadas no post de hoje o ajudaram a melhorar seu orçamento de obras? Leia este outro post e descubra como reduzir os custos da mão de obra na construção!

 

Quer saber antes das nossas novidades? Curta nossa página!

Ligue para orçamentos