Veja como a tecnologia impacta positivamente na gestão de obras

gestão de obras na construção civil

A gestão de uma obra sempre foi um procedimento que envolve os principais indicadores do projeto em questão. Ela é responsável pela execução do escopo, a determinação do custo, o cumprimento do prazo e a certificação da qualidade.

Encontrar uma obra que consiga cumprir todos os indicadores elencados é quase impossível. Nesse sentido, o mercado da construção civil vem buscando alternativas para melhorar o desempenho e a eficiência dos principais processos gerenciais.

Assim como em outras áreas do mercado, a construção civil está apostando na tecnologia para alcançar os objetivos propostos. As novas ferramentas já apresentaram algumas alternativas vantajosas para a engenharia civil. Apesar deste ser considerado um mercado extremamente conservador e tradicional.

Gostou do assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja como a tecnologia impacta positivamente na gestão de obras.

Mobilidade

tablets na gestão de obras

Atualmente temos acesso a qualquer tipo de informação com apenas alguns cliques. Os smartphones e tablets mudaram bastante a forma como vivemos. O fluxo de informação se dá de uma maneira muito mais rápida, fazendo com que um pronunciamento do presidente de uma nação. Por exemplo, possa ser acompanhado, ao vivo, do outro lado do mundo.

Assim, a mobilidade é um dos pontos mais importantes para o gerenciamento de uma obra. É imprescindível para o gestor ter acesso a todas as principais informações da obra em qualquer lugar. Dessa maneira, será possível acompanhar as atividades em tempo real, identificando pontos de melhoria e possíveis problemas.

Com isso será possível prover soluções o mais rápido possível, fazendo com que os problemas não interfiram no planejamento realizado e no andamento das atividades subsequentes.

Otimização dos processos

Outro impacto positivo do uso da tecnologia na gestão de obras é a otimização dos processos. Os softwares utilizados para tal modernização são facilmente integrados, permitindo que todas as informações possam ser acessadas em uma única plataforma.

A burocracia para encontrar um documento ou analisar um relatório é extinta, provendo mais tempo para que o gestor analise os indicadores em vez de ficar procurando pelos documentos.  Os trabalhos de apropriações e medições também se tornam mais efetivos.

Utilizar um software e deixar de lado as planilhas permite que todos os processos de apropriações de custo e medições de serviços sejam lançados diretamente no programa pelos profissionais de campo, evitando retrabalhos e possíveis erros na transcrição das informações.

É interessante lembrar que, ao utilizar uma plataforma digital em vez de papéis, o gestor terá um controle mais eficaz de todos os documentos, assegurando a rastreabilidade destes e garantindo a segurança dos dados.

A maior parte das plataformas online utiliza a computação em nuvem como fonte de armazenamento de informações, oferecendo mais segurança e confiabilidade em todos os dados adicionados.

Consulta de dados

gestao de obras

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, podemos destacar que o procedimento de consulta de dados também se moderniza. Projetos, orçamento, planejamento, curva ABC e outros documentos poderão ser acessados na palma de sua mão, evitando o uso de papel e, principalmente, facilitando o acesso à informação.

Além disso, todos os profissionais terão acesso às versões mais novas e atualizadas, evitando que erros possam ocorrer devido à utilização de projetos obsoletos ou de dados incorretos.

Materiais de construção

Não podemos deixar de destacar as vantagens das novas tecnologias em relação aos materiais de construção. Existem novos equipamentos, insumos mais modernos e novos métodos construtivos que podem facilitar todo o processo de gestão de obras.

Os processos se tornam mais eficazes, o produto final ganha em qualidade, os prazos se tornam mais fáceis de serem cumpridos e o custo deixará de ser um problema. Você deve estar pensando: “soluções assim não existem. Isso é pura mentira”. No entanto, estamos aqui para provar o contrário, veja:

Equipamentos

Um equipamento mais moderno pode ser mais eficaz e produtivo em seu serviço, executando-o de maneira mais rápida e com mais qualidade. Uma máquina também pode se tornar mais simples de ser operada, facilitando a vida do operário e, consequentemente, aumentando a sua produtividade.

É válido lembrar que os equipamentos, como os robôs, podem substituir a mão de obra humana, minimizando erros e possíveis riscos de acidentes. Obviamente, deve-se avaliar se o custo de aquisição/locação de tal alternativa valerá a pena, antes de decidir fazê-lo.

Insumos

Em termos de insumos, os conceitos de sustentabilidade que estão ditando as normas. Nessa perspectiva, foi possível criar o concreto sustentável, que utiliza materiais reaproveitados. A grande vantagem desse tipo de insumo é a possibilidade do reaproveitamento de materiais, evitando o descarte na natureza e gerando economia de recursos.

Impressão 3D

gestão de obras 3d

Muito utilizada na medicina, a impressão 3D chegou no campo da engenharia civil. Já existem algumas obras ao redor do mundo que foram 100% executadas com o auxílio dessa tecnologia. Algumas partes de uma edificação e até um prédio inteiro já foram construídos utilizando uma impressora 3D.

Assim como os robôs, a tecnologia de impressão 3D aumenta consideravelmente a velocidade de construção. Resultando assim e realizando uma construção mais eficiente e sustentável.

O resultado pode ser 70% mais rápido que o método convencional. O governo de Dubai foi o primeiro a realizar a construção de um prédio utilizando esta tecnologia. Foi preciso apenas 17 dias para entregar a obra. Fantástico, não é?

Métodos construtivos

steel frame

Os métodos construtivos tradicionais também estão apresentando novas alternativas. Dentre as mais funcionais e utilizadas, destaca-se o sistema steel frame. Ele provê otimização em toda a obra. Elimina a mão de obra humana e o desperdício de materiais — além disso, ele reduz o tempo de construção em 60%.

Ele também é conhecido como um método de construção a seco — é comum encontrá-lo em town houses, hotéis, restaurantes e grandes edificações. O seu método construtivo funciona como um processo industrial. Ele contém um cronograma de montagem bem definido e deve ser feito por um profissional especializado.

Essa tecnologia impacta positivamente na gestão de obras pelo fato de diminuir o custo da mão de obra. Sendo assim reduzindo o custo do projeto e garantindo agilidade e qualidade em todo o empreendimento.

Gestão de obras simplificada

Você já deve ter percebido que o uso de novas tecnologias é capaz de simplificar todo o processo de gestão de obras, em todas as suas etapas. Ao utilizar um software de gestão ou investir em equipamentos e materiais de última tecnologia, o gerenciamento de obras será muito mais fácil e eficaz.

A cada dia, os canteiros de obra contam com novas tecnologias e procedimentos. O acompanhamento dos principais KPIs, do cronograma físico-financeiro e do desempenho dos profissionais serão mais facilmente realizados.

A gestão de riscos e os processos que envolvem as principais tomadas de decisão num projeto também serão mais bem realizados. O gestor do projeto terá uma gama imensa de informações para analisar e, assim, escolher o melhor caminho para seguir.

As ameaças que podem impactar negativamente o projeto serão erradicadas e as oportunidades serão aproveitadas. Investir na gestão de obras será fundamental para melhorar a marca da empresa no mercado e, além disso, será de grande valia para a carreira do profissional em questão. Não perca tempo e aplique a tecnologia em seu dia a dia.

Gostou das nossas dicas? Siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e não perca nenhuma de nossas atualizações.

Solicite uma cotação:

Preencha abaixo e entraremos em contato com você!

Venha nos visitar!