51 3349.6800 - sulmodulos@sulmodulos.com.br

Forro de Gesso Acartonado Drywall e Forro de Gesso Convencional: saiba distinguir

forro de gesso acartonado drywall

Uma obra demanda diversos materiais e processos para ser concluída. Atualmente, a exigência por rapidez e praticidade é cada vez maior, seja pelos consumidores ou seja por engenheiros e construtoras de modo geral. Quanto mais rápidas e eficientes as etapas de construção, maiores são as chances de otimizar e reduzir os custos das operações.

Entretanto, nem sempre rapidez é sinônimo de qualidade. Como já dizia o ditado, “a pressa é a inimiga da perfeição”. Porém, existem recursos e materiais voltados para a praticidade e eficiência na execução e conclusão das obras. Os forros de gesso, tanto o acartonado quando o convencional, figuram nessas questões.

Como escolher o gesso ideal deve ser planejado antes da obra iniciar.

Forro de gesso acartonado drywall

placas de gesso acartonadoTrata-se de parte de um sistema de construção a seco. Complementando uma estrutura composta por perfis de aço galvanizado e chapas de gesso de acordo com cada tipo de aplicação, desde que estejam de acordo com as normas técnicas exigidas.

A escolha da mão de obra é um passo importante. Um instalador experiente deixa o trabalho perfeito!

gesso acartonado em si, é composto por uma placa de gesso com fibra de vidro envolvida em um papel e separado em placas de dimensões maiores, permitindo a otimização do tempo e um rendimento mais eficiente de um serviço de construção.

Esse tipo de forro é suspenso por arame 10, conectado em um pendural número S530. É um perfil metálico em que as placas são afixadas. Nesse caso, podem ser utilizadas tanto cantoneira ou negativo, ou seja, a tabica, podendo ser pintada ou galvanizada. No caso, a tabica é alocada na extremidade do forro.

Já o negativo produz um efeito de nuvem. Posicionado afastado das paredes, pode ser aplicado em telhados com madeiramento, pois a placa exerce um trabalho junto à madeira. A cantoneira é mais utilizada em locais que possuem lajes, pois com a placa travada em uma parede não haverá flexibilidade. A cantoneira é muito utilizada, ainda, para trazer efeitos de luz em um ambiente e no rebaixamento de teto.

Vantagens

O forro de gesso acartonado drywall é caracterizado pelas dimensões de suas placas e por sua facilidade de montagem. Não há a necessidade de chumbar as placas, basta a aplicação da massa e das fitas para tapagem das emendas. Caso o montador seja habilidoso na instalação, um simples acabamento com massa acrílica e uma pintura podem deixar a estrutura impecável.

Um outro benefício é a questão da organização e limpeza do processo. As estruturas são limpas e fáceis de montar. Portanto, não é necessário o isolamento de móveis ou esvaziamento de ambientes para que todo o processo seja realizado.

É um tipo de produto mais rápido de ser instalado, otimizando assim o tempo de obra.

O acartonado é mais indicado para clientes que querem praticidade e comodidade. Empresas, galpões, estruturas metálicas, por exemplo, têm vantagens quando são montados com esse tipo de gesso. A manutenção também é bem simples. Em caso de reparos e cuidados, basta fazer um recorte com um simples estilete e cuidar do que foi danificado.

Existem três tipos de placas de gesso acartonado:

  • Placa RU: Resistente à umidade e recomendada para banheiros e locais que têm umidade;
  • Placa RF: Resistente ao fogo. Normalmente é utilizada em salas de cinema e locais com grande circulação de pessoas. A principal função dela é não deixar o fogo se propagar;
  • Placa ST: Standard. Uma placa branca, neutra e padrão, recomendada para qualquer lugar.

Nas paredes e forros podem ser utilizadas lãs de isolamento. A lã de vidro, lã de rocha e lã de PET são as mais comuns.

Forro de gesso convencional

placas de gesso convencionalO forro de gesso convencional é composto apenas por gesso misturado em água. É uma composição mais rígida e feito em placas com dimensões menores.

Geralmente é usado em residências, para tornar o ambiente mais agradável e bonito.

Por meio da sanca e diferentes formas de acabamento, o gesso é utilizado com uma moldura para decorar salas, quartos e ambientes residenciais.

Seu processo de montagem é mais complexo e trabalhoso. Apesar do ganho estético, a aplicação do gesso gera poeira, sujeira e mais resíduos.

Também exige um cuidado maior com móveis e, de modo geral, com todo o ambiente em que ele será colocado.

Instalação

O gesso convencional é pendurado por pitão — um tipo de parafuso — e arame 19. A placa é presa diretamente ao arame e tem as suas emendas chumbadas com gesso e sisal.

Existem placas com os encaixes macho e fêmea e outras feitas por sobreposição. No primeiro caso, apenas gesso, cola e a chumbagem nas extremidades da parede são suficientes para a instalação. Já no segundo são necessários a chumbagem com gesso e o sisal.

De modo geral, o gesso convencional é feito em negativo com a própria placa. Não há perfil metálico. Ele é fixado somente com arame e preso com uma placa a outra. O processo é mais lento. O gesso precisa ser passado e a sua secagem completa leva, em média, de dois a três dias.

Caso o gesseiro saiba fazer uma boa aplicação, não há a necessidade de pintura. Esteticamente, quando bem-feito, o resultado é melhor do que o gesso acartonado.

Mas, ainda assim, o processo é mais demorado e produz muita sujeira. É recomendado que o ambiente não tenha móveis por perto ou, então, que eles estejam cobertos para a execução da obra.

O gesso convencional é limitado à utilização em forros, não podendo ser aplicado em paredes. E como não pode ser travado à parede, é feito negativo com placas travadas umas às outras.

Vantagens

Fazendo uma breve comparação entre o gesso acartonado e o gesso convencional, a aplicação de 100m de ambos teria prazos diferentes. No primeiro caso, o serviço seria completado em apenas uma semana, enquanto no gesso convencional todo o processo levaria em torno de quinze a vinte dias.

Ainda em termos comparativos, o material do gesso convencional é mais barato, entretanto, o valor da mão de obra é muito mais alto do que no caso do gesso acartonado. No fim das contas, o custo-benefício do gesso acartonado acaba sendo melhor.

Se você tem necessidade de fazer uma obra por meio de um processo rápido e eficiente e, ainda assim, quer garantir qualidade em sua construção, faça contato conosco e veja o que podemos lhe oferecer além dos materiais e estruturas para forros de gesso. Deixe as suas informações conosco para que possamos respondê-lo.

Curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades!